Notícias

Rede pública recebe primeiro lote de vacina contra o HPV15/01/2014

Ministério da Saúde pretende imunizar 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos na campanha nacional de vacinação deste ano

HPV: Vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero
HPV: Vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira que recebeu o primeiro lote de vacina contra o papiloma vírus (HPV), com 4 milhões de doses. Ao todo, a pasta pretende comprar 15 milhões de doses neste ano e distribuí-las a 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos de idade (cada uma deve receber três doses) na campanha nacional de vacinação, que começa em março.

O anúncio foi feito durante o evento que oficializou o início de uma parceria que prevê a transferência de tecnologia da vacina contra o HPV do laboratório Merck Sharp & Dohme (MSD), atual produtor das doses, para o Instituto Butantan. De acordo com o Ministério, a vacina, usada na prevenção de câncer de colo do útero, também imunizará meninas de 9 a 10 anos a partir do próximo ano.

A vacina que será oferecida pelo Ministério da Saúde protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), sendo que dois deles, o 16 e o 18, são responsáveis por 70% de todos os episódios de câncer de colo do útero. O HPV é responsável por 95% dos casos dessa doença, que é o terceiro tumor mais prevalente entre as mulheres (15.000 novos casos são previstos no Brasil em 2014), atrás do de mama (57.000) e do colorretal (17.000).

Fonte: Veja



Mais notícias

Voltar
Scroll to top