Arquivo

Março Azul: em todo o País, médicos promovem ações para alertar a população sobre o câncer colorretal

A Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer Colorretal (CCR) – Março Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) tem como objetivo alertar a população sobre a doença. Para marcar este mês, diversas ações estão sendo realizadas em todo o País para orientar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

Confira abaixo algumas das atividades elaboradas pelas regionais da Sobed:

Alagoas – A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva de Alagoas (Sobed-AL) e a Sociedade Alagoana de Gastroenterologia (SAG) promoverão no dia 20 de março, às 9h30, na praia de Pajuçara (concentração em 7 Coqueiros), uma caminhada em prol da prevenção ao câncer colorretal.

A ação é voltada para a população, que deverá vestir-se de azul em apoio à causa.  Serão distribuídos panfletos informativos sobre como prevenir a doença. Foram convidados os prefeitos de Maceió e Pilar, o governador do Estado de Alagoas, a secretária municipal de Saúde de Maceió e o secretário estadual de Saúde.

Goiás – A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Capítulo de Goiás (Sobed-GO) e a Sociedade Goiana de Coloproctologia (SGCP) realizarão no dia 20 de março, às 8h, no Parque Odilon Soares, no setor Faiçalville, em Goiânia, uma caminhada e passeio ciclístico contra o câncer colorretal. O evento é voltado para a população goianiense, gratuito e contará com a distribuição de brindes para os primeiros 250 participantes, entre eles camisetas, squeezes e lanches.

Todos receberão panfletos e cartilhas com orientações sobre a doença. Estarão presentes na caminhada a Dra. Mirela Rebouças, presidente da Sobed-GO; o Dr. Hélio Moreira Júnior, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP); e a Dra. Paula Chrystina Caetano Almeida Leite, presidente da SGCP.

Distrito Federal – A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Distrito Federal (Sobed-DF) promoveu no dia 13 de março, no estacionamento 10 do Parque da Cidade, em Brasília, uma corrida e caminhada para conscientizar a população sobre o câncer colorretal.

Participaram do evento a Dra. Juliana De Meneses, presidente da Sobed-DF, assim como em sua maioria gastroenterologistas, endoscopistas e coloproctologistas, que vestiram pelo menos uma peça azul de roupa em apoio a campanha.

Paraíba – A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva da Paraíba (Sobed-PB) realizou, com o apoio do Hospital Municipal Santa Isabel, em João Pessoa, um multirão de colonoscopias em prol da luta contra o câncer colorretal.

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP