Março Azul Notícias

Projeto pioneiro fará mutirão de rastreamento do câncer colorretal em Alagoas

Fornecer de forma gratuita rastreamento e tratamento preventivo para o câncer colorretal (CCR). Este é o objetivo da ação pioneira capitaneada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), que pretendem levar à população do município de Pilar (AL) uma força-tarefa de prevenção à doença. Voltada a pacientes entre 50 e 70 anos de idade, a iniciativa integra o conjunto de atividades da campanha Março Azul, que marca o mês de conscientização sobre o uma das neoplasias mais frequentes na população masculina e feminina. A expectativa é alcançar mais de seis mil pessoas do município.

Para esta expedição de saúde pública, mais de 20 especialistas de todo o Brasil somam-se aos médicos de Alagoas para esse grande evento no período de 25 a 31 de março. Segundo o presidente da SOBED, Ricardo Anuar Dib, o projeto prioriza justamente a faixa etária que apresenta maior probabilidade de desenvolver a doença. “Na oportunidade, os moradores serão convidados a realizar o chamado exame de sangue oculto, um teste simples e eficaz, com capacidade de rastrear o câncer colorretal, mesmo quando o indivíduo ainda não apresenta sintomas”, afirma.

Conforme complementa o presidente da SBCP, Eduardo Jorge, a cada paciente que apresentar suspeita diagnóstica será recomendada a realização do exame de colonoscopia, procedimento de captura de imagem por meio do qual é possível constatar e tratar alterações no intestino ou reto. “Na última semana de março, uma equipe de especialistas estará presente na cidade, no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, realizando o exame nos pacientes previamente triados”, explica o médico.

Através da colonoscopia, é possível visualizar se realmente existem alterações e removê-las se ainda estão na fase inicial ou realizar biópsias caso sejam lesões consideradas avançadas. “É um método de intervenção precoce, que evita o desenvolvimento do câncer colorretal”, explica o alagoano e vice-presidente da SOBED, Herberth Toledo.

O planejamento para Pilar prevê a realização de dezenas de endoscopias e colonoscopias. A prefeitura oferecerá 2.000 kits de sangue oculto para o rastreio. A força-tarefa também fará a reavaliação de um grupo de pacientes triados entre 2020 e 2022, na faixa de maior risco para esse tipo de câncer. É um grupo de 150 a 200 pessoas, que apresentou risco de desenvolver a doença e foi orientado pela equipe. “Vamos rever esses pacientes, reexaminá-los e avaliar a sua evolução, possivelmente com exames de colonoscopia”, esclarece o presidente da Comissão de Ações Sociais da SOBED e coordenador da campanha Março Azul, Marcelo Averbach.

Para a implantação do projeto em Pilar (AL), a SOBED conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, além do apoio das empresas Labormed/Fujinon e Boston Scientific. No dia 25, um simpósio também será realizado com médicos e equipes multidisciplinares da cidade.

PREVALÊNCIA – Apesar de pouco divulgado, segundo informações atualizadas do Ministério da Saúde, o câncer que atinge o intestino grosso ou o reto é o segundo tipo que mais mata homens e mulheres no Brasil. Somente em 2020, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou o surgimento de 20.540 casos novos de câncer colorretal em homens e de outros 20.470 em mulheres. No geral, aproximadamente 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada.

Na avaliação do vice-presidente da SOBED, Herberth Toledo, os dados revelam um cenário alarmante, que exige amplo engajamento do poder público, dos profissionais de saúde e de toda a sociedade em torno do problema. “É fundamental investir cada vez mais em ações práticas e no esclarecimento da população. Para os próximos anos, está prevista a elevação das taxas de mortalidade relacionadas ao CCR, principalmente por causa do processo de envelhecimento em curso no Brasil”, conclui.

Atualização médica – A expedição preparada pela SOBED terá um foco também nos especialistas que atuam no Estado. Em parceria com a regional da SOBED em Alagoas, serão realizados dois eventos para atualização profissional e disseminação de boas práticas para médicos especialistas e profissionais das Unidades Básicas de Saúde do Estado.

Na programação, a apresentação e debate sobre rastreamento e diagnóstico do câncer colorretal; abordagens terapêuticas; prevenção e outros temas essenciais no dia a dia do médico especialista. Os painéis serão conduzidos por especialistas com experiência reconhecida pela comunidade médica, numa troca de experiências e conhecimento de grande relevância para os profissionais da área.

“Com estes eventos, queremos colocar à disposição da sociedade todo o conhecimento acumulado nas nossas entidades, levando a estes profissionais a informação científica e prática mais atualizada, permitindo uma melhor tomada de decisões”, diz Averbach. “O principal beneficiário disso é a população, que seguirá contando com um atendimento qualificado e oportunidade de prevenção”.

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP