Fisiologia Anorretal

Lucia Camara Castro Oliveira, Steven D. Wexner

Informações:

Editora: Rubio
Especialidade: Coloproctologia
ISBN: 9788584110711
Páginas: 500
Publicação: 2017
Edição:
Encadernação: Capa Dura

Sinopse

Nesta segunda edição do livro Fisiologia Anorretal, os temas que novamente abordamos têm despertado o interesse da comunidade médica, sobretudo pelas várias condições clínicas e patologias envolvendo os mecanismos da defecação e da continência. Um dos motivos relaciona-se ao aumento da longevidade dos indivíduos, principalmente da população feminina. Compreender devidamente os mecanismos do assoalho pélvico e de todas as estruturas envolvidas na evacuação e no controle do esfíncter anal é imprescindível para proporcionar um tratamento moderno e humanizado aos pacientes com disfunções na região.

Para isso, Fisiologia Anorretal, 2ª ed. conta com a participação de mais de 50 especialistas do Brasil e do mundo, que abordam detalhes acerca das melhores práticas ligadas a manometria anal, ultrassonografia endoanal e endovaginal e defecografia, entre outras relacionadas. Em 36 capítulos organizados pela Dra. Lucia Camara Castro Oliveira, uma das maiores experts no assunto, a obra é a ferramenta perfeita para estudantes, residentes e profissionais de saúde que desejam se atualizar nesta instigante e desafiadora área da Coloproctologia.

Prefácio

Um dos aspectos mais gratificantes da cirurgia é aconselhar jovens brilhantes e acompanhar o progresso de suas carreiras. Tive o incrível prazer e privilégio de participar da formação de centenas de cirurgiões colorretais no mundo todo. Foi uma honra ver essas pessoas jovens, cheias de energia, incrivelmente talentosas e inovadoras, se tornarem líderes. É, portanto, com imenso prazer que escrevo este prefácio para minha estimada ex-aluna e amiga Lucia Camara Castro Oliveira para seu livro “Fisiologia Anorretal (2a edição)”. Para aumentar minha alegria, noto que vários dos autores, incluindo José Márcio Neves Jorge, Johann Pfeifer, Sthela Murad Regadas, Francisco Sérgio P. Regadas e Mara Rita Salum, estudaram pelo menos um ano no Departamento de Cirurgia Colorretal da Cleveland Clinic Florida.

Embora haja uma série de livros dedicados à cirurgia colorretal, há poucos voltados para a fisiologia anorretal. O trabalho da Dra. Oliveira, portanto, além de apresentar o que há de mais atual e abrangente nesse campo, talvez seja também a única obra do gênero para a fisiologia anorretal. Ela conseguiu que alguns dos cirurgiões colorretais mais talentosos contribuíssem com suas ideias sobre a anatomia, a fisiologia, a avaliação e a gestão de diversos distúrbios que atingem o cólon, o reto e o ânus. A Dra. Oliveira desenvolveu o livro em uma sequência extremamente pertinente e lógica, começando pela anatomia e pela fisiologia para passar às pesquisas clínicas e fisiológicas.

Os especialistas por ela chamados a participar da publicação examinam em detalhes os desafios específicos e as melhores práticas ligadas a manometria anal, ultrassonografia endoanal e endovaginal e defecografia, como a ecodefecografia, a cinedefocografia e a defecorressonância. Após os dez capítulos introdutórios, o livro prossegue para a avaliação neurofisiológica, dando a seguir início à avaliação e à gestão de muitos distúrbios individuais.

A Dra. Oliveira dedica quatro capítulos do livro à incontinência anal, dando-lhes sequência com dois capítulos sobre a constipação. Depois, ela revê detalhadamente problemas bem específicos, como distúrbios da evacuação em crianças, doença de Chagas, diabetes e enfermidades colagenosas. Os capítulos posteriores abordam de modo abrangente a úlcera retal solitária, a retocele, a enterocele e o prolapso retal. Após 26 capítulos tão relevantes do ponto de vista clínico, escritos com autoridade baseada na expertise no assunto e com amplas referências, o livro volta seu foco para a neuropatia pudenda, as síndromes anorretal e de dor do assoalho pélvico, a reabilitação do assoalho pélvico, o biofeedback, a eletroestimulação e, finalmente, a neuromodulação. Os capítulos que tratam da neuromodulação abordam tanto a neuromodulação sacral quanto a estimulação do nervo tibial. Os capítulos finais versam sobre a disfunção do assoalho pélvico.

Como autor de vários capítulos e editor de diversos livros didáticos, endosso o livro da Dra. Lucia Oliveira, que considero como uma obra imprescindível para estudantes e profissionais da cirurgia de cólon, reto e ânus. Esta publicação terá lugar de destaque em minha estante, de onde será frequentemente retirada para ser usada como ferramenta de ensino para colegas, residentes e estudantes, assim como fonte de citações para futuros trabalhos, capítulos e palestras. Parabenizo a Dra. Lucia Oliveira e os outros antigos alunos da Cleveland Clinic Florida que contribuíram com os diversos capítulos, bem como os outros autores deste compêndio extraordinariamente útil sobre a fisiologia anorretal. Foi uma honra e um privilégio muito especial poder escrever este prefácio para uma de minhas alunas mais brilhantes e grande amiga.

Steven D. Wexner M.D., PhD(Hon), FACS, FRCS, FRCS (Ed) Diretor do Centro de Doenças Digestivas da Cleveland Clinic – Flórida, EUA. Professor Catedrático do Departamento de Cirurgia Colorretal da Cleveland Clinic – Flórida, EUA.

Sumário

  1. Anatomia do Assoalho Pélvico, 1
  2. Fisiologia da Continência e da Defecação, 25
  3. Avaliação Clínica da Continência e da Defecação, 37
  4. Métodos de Fisiologia Anorretal, 57
  5. Particularidades da Manometria Anorretal, 81
  6. Manometria Anorretal de Alta Resolução, 103
  7. Ultrassonografia Endoanal, Endovaginal e Transperineal, 113
  8. Ecodefecografia, 135
  9. Cinedefecografia, 145
  10. Defecografia por Ressonância, 153
  11. Neurofisiologia do Assoalho Pélvico, 167
  12. Eletromiografia e Tempo de Latência do Nervo Pudendo, 179
  13. Incontinência Anal: Etiologia e Tratamento Clínico, 191
  14. Incontinência Anal: Opções Minimamente Invasivas, 207
  15. Incontinência Anal: Tratamento Cirúrgico, 221
  16. Cirurgias Complexas para o Tratamento de Incontinência, 249
  17. Constipação, 273
  18. Síndrome da Defecação Obstruída, 289
  19. Distúrbios da Defecação em Crianças e Adolescentes, 305
  20. Avaliação Eletromanométrica na Colopatia Chagásica, 321
  21. Novos Conceitos Funcionais sobre Doença de Chagas, 331
  22. Manometria Anorretal em Pacientes com Diabetes e Doenças do Colágeno, 345
  23. Úlcera Solitária do Reto e Retoceles, 351
  24. Tratamento Cirúrgico de Retocele – Várias Abordagens, 365
  25. Prolapso Retal, 375
  26. Enterocele – Diagnóstico e Tratamento, 397
  27. Neuropatia e Descompressão do Canal Pudendo, 407
  28. Síndromes Dolorosas Perianais, 437
  29. Técnicas Fisioterapêuticas para Disfunções do Assoalho Pélvico, 451
  30. Biofeedback Anal, 469
  31. Eletroestimulação Anorretoperineal e do Assoalho Pélvico, 487
  32. Neuromodulação Sacral, 513
  33. Neuromodulação Sacral – Melhores Indicações, 529
  34. Aspectos Técnicos da Neuromodulação Sacral, 541
  35. Estimulação do Nervo Tibial para Tratamento de Disfunção do Assoalho Pélvico, 549
  36. Disfunção do Assoalho Pélvico, 561 Índice, 571