Notícias

II Curso de Videocirurgia Colorretal faz sucesso

Vinte associados adimplentes foram selecionados entre 60 inscritos. Próximo curso para formados será em 2016. Em outubro, haverá para residentes

Nos dias 3 e 4 de agosto, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) realizou o II Curso de Videocirurgia Colorretal, em parceria com a Medtronic / Covidien, gratuito para associados adimplentes. Vinte especialistas, selecionados entre 60 currículos inscritos, participaram, em São Paulo, de aulas teóricas e práticas em simuladores eletrônicos no centro de treinamento da Medtronic / Covidien (CCI) e de aulas práticas em modelo porcino no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

“”Este curso, em sua segunda edição, é resultado de decisões muito recentes da diretoria da SBCP. Embora em nossos congressos a preocupação com a formação de especialistas seja antiga, esse passo, concreto, para conduzir a especialização em terreno mais avançado, é nova. Os níveis pedagógico e didático foram muito elevados””, avaliou o presidente da SBCP, Ronaldo Salles.

Para Salles, ao oferecer essa oportunidade, aumenta-se o nível de conhecimento dos alunos, o que certifica e torna eficaz a política de educação continuada da Sociedade. “”Nesses cursos da SBCP em particular vários entre os melhores quadros da Sociedade atuaram como monitores e professores””, acrescentou.

A coloproctologista carioca Ana Bárbara Moreira Delfino aprovou as aulas. “”Gostei bastante porque os alunos tiveram acesso aos simuladores e houve uma ênfase na parte prática, podendo manipular o instrumental da videolaparoscopia, como grampeadores e bisturi ultrassônico””, contou.

O especialista mineiro Fábio Kallas também elogiou o curso. “”Considerei um excelente curso teórico e prático, destinado principalmente para cirurgiões videolaparoscopistas, objetivando a inicialização ou mesmo a melhora da aptidão técnica em cirurgia colorretal. A convivência simultânea com profissionais altamente qualificados possibilitou a absorção de metodologias distintas nos procedimentos cirúrgicos propostos. Devo enfatizar a dedicação e o carinho dispensado por cada um dos colegas participantes da organização do evento a todos nós. Cumprimento a nossa Sociedade pela grande iniciativa””, disse o coloproctologista.

Ana Bárbara e Kallás indicariam o curso aos demais membros da SBCP. “”A cirurgia colorretal laparoscópica continuará ganhando espaço a cada dia, não somente nos grandes centros, como em todos os hospitais capacitados para esse tipo de procedimento. Não podemos deixar de nos envolver em tal avanço tecnológico, por inaptidão técnica. O baixo índice da escolha pela via de acesso em cirurgia colorretal em alguns países não pode servir para justificar nossa limitação””, avaliou Kallás.

Próximos cursos

O presidente da SBCP ressalta que o próximo curso a ser realizado será voltado para os residentes. “”Já se encontram em elaboração acelerada dois cursos semelhantes, desta vez em parceria com a Ethicon (Johnson & Johnson) visando à preparação dos nossos residentes de todo o Brasil””, adianta.

Serão duas turmas, uma nos dias 8, 9 e 10 de outubro e, outra, dias 29, 30 e 31 do mesmo mês. No total, 50 residentes de todo o Brasil serão contemplados.


Associados participaram do II Curso de Videocirurgia Colorretal, com aulas teóricas e práticas em simuladores eletrônicos, no centro de treinamento da Medtronic / Covidien (SP)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP