Notícias

Mais de 12 mil pessoas visitam intestino gigante durante Setembro Verde

Campanha de conscientização e prevenção do câncer colorretal realizada pela SBCP em parceria com Abrapreci percorreu quatro capitais brasileiras

Durante o mês de setembro a Sociedade Brasileira de Coloproctologia realizou, em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci), a campanha Setembro Verde para conscientização e prevenção do câncer colorretal. Mais de 12 mil pessoas visitaram o intestino gigante (cerca de 20m x 3m), que percorreu quatro capitais: Rio de Janeiro (04 a 06/09), Belo Horizonte (12 e 13/09), Porto Alegre (18 a 20/09) e São Paulo (25 a 27/09). A campanha também alcançou grande repercussão na imprensa, com 119 matérias.

No interior do intestino, os visitantes puderam ver reproduções de lesões como pólipos, hemorroidas, doenças inflamatórias e vídeos educativos sobre o câncer de intestino. Ao final do percurso, médicos e nutricionistas orientaram a população e deram dicas de hábitos saudáveis para prevenir a doença. Ao todo 12.284 pessoas visitaram o intestino gigante durante o Setembro Verde, sendo 4.212 no Rio de Janeiro, 2.458 em Belo Horizonte, 3.614 em Porto Alegre e 2.000 em São Paulo.

Para o presidente da SBCP, Fábio Guilherme Campos, iniciativas como o Setembro Verde são fundamentais para informar a população “Excluindo-se o câncer de pele não melanoma, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais incidente no país (atrás apenas do câncer de próstata, com 69 mil novos casos previstos, e o de mama feminina, com 57 mil). Acima de tudo, esse tipo de tumor é passível de prevenção ou reconhecimento em fase inicial, aumentando as perspectivas de cura”, destaca. Campos ressalta também que a SBCP continuará a estimular medidas que permitam disseminar mais ainda a importância e as formas de prevenir o câncer do intestino.

Mídia

Na imprensa a campanha obteve 119 inserções em veículos de todo o Brasil. Entre os destaques, o programa Bem Estar, da TV Globo, que transmitiu o programa do dia 25 de setembro ao vivo do intestino gigante no Parque do Ibirapuera. Participaram da atração o Dr. Fábio Guilherme Campos e a presidente da Abrapreci, Dra. Angelita Habr-Gama. Nesse mesmo dia, o SPTV (TV Globo) fez um link ao vivo do intestino gigante, convidando o público para a exposição.

Agência Brasil publicou matéria sobre a campanha, com entrevista do Dr. Ronaldo Salles. O texto foi replicado em mais de 40 veículos, entre os quais Folha de S. PauloDiário de PernambucoGazeta do Sul (RS), Tribuna da Bahia e Correio do Estado (MS).

A campanha também foi notícia nas rádios: Roquette PintoCBNMancheteRio de JaneiroGlobo RJGlobo SP e Metropolitana SP.

Outros veículos também noticiaram o Setembro Verde, entre eles: Veja Rio Online, jornais Extra, O Dia e Meia Hora (RJ), Zero HoraMGTV (TV Globo), Estado de Minas e A Tarde (BA) e portal R7.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP