Notícias

SBCP e Sobed participam do Bem Estar Global em Goiânia

Cerca de 350 pessoas foram atendidas na Tenda do Intestino

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) participou no dia 5 de maio, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), do Bem Estar Global, em Goiânia. A ação é uma parceria entre a TV Globo e o Sesi e conta com a participação de diversas Sociedades Médicas. Na Tenda do Intestino foram atendidas cerca de 350 pessoas, das 8h às 14h, no Parque Mutirama.

A SBCP e a Sobed alertaram para a prevenção do câncer colorretal, explicaram o funcionamento do intestino, os fatores de risco, como são realizados o toque retal e a colonoscopia e esclareceram mitos e verdades envolvendo a doença. Foram distribuídos 120 kits para realização do exame de sangue oculto nas fezes para pacientes selecionados após avaliação dos especialistas.

A ação foi transmitida durante o programa Bem Estar, da TV Globo. A equipe de reportagem da emissora visitou a Tenda do Intestino e mostrou os serviços oferecidos no espaço. Foi exibida também uma matéria sobre câncer de intestino com entrevista do Dr. Hélio Moreira Júnior, membro titular da SBCP em Goiás.

“”Para o grupo de maior risco, oferecemos o teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes (ofertado gentilmente pelo Hospital de Câncer de Barretos), já com o compromisso de realizarmos a videocolonoscopia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás naqueles que porventura tiverem o resultado positivo. Parabéns à SBCP pela coragem de alertar a população para um tema até então negligenciado pelas autoridades. Enfatizo ainda a iniciativa de agir em conjunto com a Sobed, uma parceria importante para que esse projeto se tornasse uma realidade””, ressalta Dr. Hélio.

Na avaliação da Dra. Daniela Milhomem, vice-presidente da Regional Goiás da Sobed e membro da Comissão de Prevenção de Câncer Colorretal da Sobed, foi uma grande satisfação a parceria entre as duas instituições. “”Tivemos participação de colegas coloproctologistas que se mostraram desprendidos para ajudar voluntariamente, além de residentes e acadêmicos de Ligas. Realmente ajudamos nossa comunidade””, destaca.

“”O câncer colorretal possui alta incidência na população brasileira e mundial. Por isso é fundamental esclarecermos sobre essa doença devido à sua evolução silenciosa e agressiva, já que os principais sintomas só aparecem em fase já avançada. O Bem Estar Global é importantíssimo para transmitir à população conhecimentos sobre doenças como essa””, acrescenta a Dra. Arminda Caetano, membro titular da SBCP.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP