Notícias

SBCP participa do Bem Estar Global em Porto Alegre

Foram realizados 600 atendimentos na Tenda do Intestino

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia participou, no dia 15 de dezembro, em Porto Alegre (RS), de mais uma edição do Bem Estar Global, ação social promovida pela TV Globo e o Sesi. Mais de 1 mil pessoas passaram pela Tenda do Intestino e receberam orientações dos especialistas sobre prevenção e detecção precoce do câncer colorretal. Foram distribuídos 350 kits para realização do exame de sangue oculto nas fezes. Muitas pessoas tinham história familiar de câncer de intestino ou sintomas de sangramento, alteração do funcionamento do intestino ou outros e foram encaminhadas para o posto de saúde mais próximo da sua residência para serem atendidas e realizarem colonoscopia, que será solicitada pelo médico da atenção primária.

Coordenadora da Tenda do Intestino e membro titular da SBCP, Dra. Marlise Cerato Michaelsen foi entrevistada ao vivo durante a exibição do programa Bem Estar, na TV Globo. Confira a entrevista: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/bem-estar-global-desembarca-em-porto-alegre.ghtml

Os visitantes preencheram um questionário e, de acordo com a idade e histórico familiar, foram convidados a participar da campanha de rastreamento, que consistia na entrega do kit para o exame de sangue humano nas fezes. Em seguida recebiam orientações de prevenção, como  ter uma alimentação saudável, não fumar, não beber, evitar gorduras, praticar atividade física regular etc. O paciente cujo resultado der positivo será triado pelo posto de saúde para realização de colonoscopia pelo SUS. Pacientes de alto risco foram orientados a realizar a colonoscopia em uma unidade pública de saúde. Graças a um esforço conjunto, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre realizará a partir de 2018 exames de rastreamento nos postos de saúde.

“A campanha foi muito importante para conscientização dos pacientes sobre a prevenção do câncer de intestino e para iniciarmos um programa efetivo de rastreamento de câncer colorretal em Porto Alegre, inédito no país. As pessoas ficaram muito satisfeitas e agradeceram essa iniciativa tão importante”, destacam Dr. Henrique Fillmann, presidente da SBCP, e Dra. Marlise Cerato Michaelsen.

Participaram da ação em parceria com a SBCP: Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia, Associação Gaúcha de Coloproctologia, Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino, Sociedade Brasileira e Regional de Endoscopia Digestiva e Secretaria Municipal de Saúde.

Especialistas orientaram sobre prevenção e detecção precoce do câncer colorretal na Tenda do Intestino

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP