RESPOSTAS DO TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO


1. A Resposta certa e a letra C.
O metronidazol é usado para tratar as lesões anorretais da Doença de Crohn, em doses de 750mg a 1g por dia, por períodos prolongados (até 6 meses). Os pacientes devem ser orientados a não ingerir álcool durante o tratamento, devido à possibilidade de efeito semelhante ao dissulfiram (rubor, cefaléia, vômitos e mal-estar abdominal). A medicação deve ser suspensa em caso de parestesias ou dormências nas extremidades, porque as neuropatias periféricas são complicações que podem demorar a desaparecer ou mesmo serem definitivas. Os dados sobre sua teratogenicidade são conflitantes, e embora não pareça haver efeitos adversos sobre a gravidez, seu uso não é recomendado no 1º trimestre. Alguns pacientes podem ficar com a urina marrom-avermelhada devido à presença de metabólitos pigmentados, mas sem significado clínico. Os efeitos colaterais mais comuns são cefaléia, náuseas, boca seca e gosto metálico, que raramente obrigam à suspensão da droga.

Stotland BR, Stein RB. Advances in Inflamatory Bowel Disease. In: Lichtenstein GR. The Medical Clinics of North America, Saunders, 2000; 84: 1107-1124.

Tracy WJ, Webster LT. Fármacos usados no Tratamento das Protozoonoses. In: Goodman LS, Gilman A. As Bases Farmacológicas da Terapêutica, Mc Graw Hill, 1996: 725-740.

2. A resposta certa é a letra D.
O linfogranuloma venéreo é uma doença de transmissão exclusivamente sexual, conhecida popularmente como "mula". Inicia-se como pápula ou ulceração indolor na genitália externa, e entre uma a seis semanas após aparece adenopatia inflamatória com supuração e fistulização (bubão inguinal). A lesão primária na região anal pode levar à prostatite, que evolui para a formação de fístulas, deformidade e estenose. O agente etiológico é a Chlamydia tracomatis, sorotipos L1, L2 e L3. Outros sorotipos de Chlamydia são relacionados à uretrites.

Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Brasília. Ministério da Saúde. 1999, 3ª edição.

3. A resposta certa é a letra D.
A síndrome de Turcot é a associação de polipose colônica com tumores malignos do Sistema Nervoso Central. Meduloblastomas e glioblastomas do cérebro. Os pólipos colônicos costumam ser grandes, acima de 3 cm, em pequeno número (20 a 100), e o câncer colônico tende a se desenvolver na 2ª e 3ª décadas de vida. Se um paciente com pólipos se enquadra nessa categoria, deve ser investigado com freqüência, para tentar identificar o tumor neurológico numa fase inicial.

Opelka FG, Polyps. In: Beck DE. Handbook of Colorectal Surgery. Quality Medical Publishing, Inc. 1997: 383-399.

4. A resposta certa é a letra B.
O toque retal feito por um profissional experiente tem um alto índice de precisão no estadiamento pré-operatório de tumores retais, principalmente para tumores avançados e fixos. No entanto, é um método subjetivo, não reprodutível e ruim para lesões iniciais. A tomografia computadorizada, embora importante para avaliar invasão para órgãos adjacentes e metástases à distância, perde em eficácia na determinação da penetração do tumor na parede e estudo de gânglios perirretais. A ressonância magnética da pelve tem as mesmas limitações da tomografia. A ressonância magnética com colocação de probe endorretal é um exame caro, ainda não disponível em nosso meio, e provavelmente com o mesmo índice de acerto do ultrassom endorretal. Assim, na opinião de vários autores, o ultrassom endorretal é o melhor método. Benyon mostra índices de precisão de 68% para o exame digital. 82% para a tomografia e 91% para o ultrassom endorretal.

Bernick PE, Wong WD. Staging. In: Surgical Oncology Clinics of North America, Saunders, 2000; 9: 703-720.