RESPOSTA DO TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO


1-A resposta certa é a letra D.
O Clostridium difficile é uma bactéria anaeróbia gram positiva que pode produzir infecção intestinal após 1 a 3 semanas de uso de antibióticos, principalmente lincomicina, clindamicina e os antibióticos de largo espectro,de última geração. A infecção, geralmente nosocomial, mostra um quadro variado que pode incluir colite com formação de pseudomembranas, colite associada a antibióticos sem pseudomembranas e diarréia associada a antibióticos sem colite endoscópica. O isolamento da bactéria nas fezes não faz o diagnóstico porque parte da população é portadora assintomática. O quadro clínico é produzido pela ação das toxinas ( A e B ), cuja detecção sela o diagnóstico. O tratamento pode ser feito com vancomicina ou metronidazol, preferivelmente por via oral.

Hyder JW. Infections of the Colon and Small Bowel . In: Mazier WP, Levien DH, Luchtefeld MA, Senagore AJ. Surgery of the Colon, Rectum and Anus. Saunders, 1995: 1028-1046.

2- A resposta certa é a letra C.
Vários pesquisadores têm implicado o HPV e os condilomas anais na gênese das neoplasias anais. Daling encontrou um risco de desenvolver neoplasia do ânus 30 vezes maior em pessoas com história prévia de condilomas anais. Palmer encontrou o HPV 16 DNA em 56 % dos seus casos de carcinoma epidermóide e O HPV 18 DNA em 5 % dos casos. Achados semelhantes foram encontrados em dados do câncer da cérvice uterina e suportam o conceito do HPV 16 e 18 no desenvolvimento do câncer anal.

Modesto VL, Gottesman L. Doenças Sexualmente Transmitidas e Manifestações Anais da AIDS. In: Levien DH. Clínicas Cirúrgicas da América do Norte, Interlivros, 1994; vol 6: 1501 - 1534.

3- A resposta certa é a letra E:
"A constipação intestinal é mais um sintoma do que uma doença e representa uma interpretação subjetiva de um distúrbio real ou imaginário da função intestinal". Quando as pessoas se descrevem como constipadas nem sempre estão falando sobre a mesma alteração da função intestinal, podendo valorizar apenas a consistência das fezes ou a frequência das emissões. Um comitê internacional recomendou os seguintes critérios:

CRITÉRIOS DE ROMA II PARA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL:
Pelo menos 12 semanas nos 12 meses anteriores com 2 ou mais das seguintes condições:
    1- Esforço em pelo menos 25 % das defecações.
    2- Fezes duras ou em cíbalos em pelo menos 25 % das defecações.
    3- Sensação de evacuação incompleta em pelo menos 25 % das defecações.
    4- Sensação de bloqueio anorretal em pelo menos 25 % das defecações.
    5- Manobras manuais facilitadoras em pelo menos 25 % das defecações.
    6- Emissão de fezes com frequência menor do que 3 vezes por semana.
Ausência de defecação e os critérios são insuficientes para a Síndrome do Intestino Irritável.

Wald A. Constipation. In: Lichtenstein GR. The Medical Clinics of North America, Saunders, 2000; vol 84: 1231 - 1246.

4 A resposta certa é a letra D:
A doença de Hirschprung é uma desordem congênita que ocorre em 1 em cada 5000 nascimentos, e se caracteriza pela incapacidade de relaxamento do esfincter interno do ânus, produzindo um quadro de obstrução intestinal em recém-natos e constipação grave em crianças mais velhas. O diagnóstico definitivo é feito pela ausência de plexos nervosos intramurais ( plexos submucosos de Meissner e intermusculares de Auerbach ) em fragmentos de biópsia. Em crianças pequenas faz-se a biópsia retal por aspiração, que atinge até a submucosa, e deve ser feita vários centímetros acima da linha pectínea. Nas mais velhas pode ser necessário uma biópsia de toda a espessura da parede intestinal, procedimento mais invasivo, com acesso abdominal, mas que permite estudar os dois plexos.

Horwitz JR, Marvin RG, Lally KP . Hirschprung|s Disease and Colorectal Anomalies. In: Beck DE. Handbook of Colorectal Surgery, Quality Medical Publishing, Inc, 1997:175 a 197