RESPOSTA DO TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO


1- A resposta correta é a letra B.
A pseudo obstrução colônica descrita por Ogilvie em 1948 é um quadro de importante distensào abdominal por dilatação aguda do colon, sem obstrução mecânica, e que pode ocorrer em várias situações clínicas: pós-operatório, doença maligna, uso de medicamentos como narcóticos, antidepressivos tricíclicos, fenotiazínicos, bloqueadores de canal de cálcio, anticolinérgicos, etc.
    Parece que o mecanismo fisiopatogênico envolvido é o predomínio da atividade nervosa simpática sobre a parassimpática, conceito suportado pelos resultados relatados com o uso da anestesia epidural, que paralisa as fibras simpáticas para o colon, e com a neostigmina, que aumenta o tônus parassimpático por seu efeito anticolinesterásico.

Read TE, Roberts PL. Pathophysiology. In: Beck DE, Handbook of Colorectal Surgery, Quality Medical Publishiing,Inc, 1997: 17 a 18.

2- A resposta correta é a letra E.
O risco de transmissão do HIV para profissionais de saúde com uma única picada de agulha é estimado em 1 a cada 300 ou 500 picadas de agulha com sangue contaminado com o HIV, ou seja, 0,2 a 0,32 %. É, portanto, bem menor que o mesmo risco calculado para a transmissão de hepatite B, que é de 10 a 30 %.
    Outros fatores durante a exposição podem aumentar o risco de transmissão, como a exposição a grandes volumes de líquido infectado, a penetração intramuscular da agulha, agulhas com luz e a titulação do virus no líquido infectante, que pode variar até 10.000 vezes, dependendo do estágio clínico do paciente.

Harris HW, Schecter WP. Avaliação e Controle do Risco Cirúrgico nos Pacientes com a Doença do HIV. In: Kotler DP. Clínica de Gastrenterologia da América do Norte, Interlivros, 1997; vol 2: 369 a 383.

3- A resposta correta é a letra E.
As ulcerações idiopáticas do ânus peculiares à AIDS ocorrem tipicamente quando o número de CD4 é inferior a 200. São únicas, largas, mais proximais que as fissuras comuns, e são erosivas, atravessando os planos esfincterianos normais. Embora alguns tenham atribuido essas úlceras ao citomegalovirus, parece que ele é apenas um habitante não invasivo do tecido de granulação dessas úlceras, já que o tratamento específico da virose não oferece resultados. Seu tratamento consiste de desbridamento cirúrgico para reduzir o acúmulo de fezes nas úlceras, e injeção de corticosteróide na base das ulcerações, o que, mesmo não provocando a sua cicatrização alivia bastante o quadro doloroso. A talidomida tem se mostrado útil nessa situação, talvez por infra-regulação do mecanismo das citocinas.

Paré AA, Gottesman L. Doenças Anorretais. In: Kotler DP. Clínica de Gastrenterologia da América do Norte, Interlivros, 1997; vol 2: 359 a 368.

4- A resposta correta é a letra D.
Lipomas colorretais são tumores benignos gordurosos e encapsulados, de origem mesenquimal, formados a partir de adipócitos da parede colônica, mais frequentemente da submucosa e menos dos apêndices epiplóicos (subserosos). Apesar de 2 casos descritos na literatura, a maioria dos autores nega sua transformação maligna. Na literatura são descritos com maior incidência no colon direito, embora entre nós Cruz descreva 8 casos no colon transverso e apenas um no ceco, num universo de 15 pacientes Os maiores podem causar cólicas, alteração de hábito intestinal, obstrução mecânica por intussuscepção, sangramento e anemia por erosão da mucosa. Os tumores menores, com até 2 cm de diâmetro, costumam ser assintomáticos, sendo "achados" em exames endoscópicos, cirurgias ou necrópsias.

Cruz GMG. Tumores Colorretais de Origem Mesenquimática. In: Cruz GMG. Coloproctologia Propedêutica Nosológica, Revinter, 2000; vol II: 933 a 949.