RESPOSTA DO TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO


1 - A resposta correta é a letra E.

As pressões no compartimento anterior das pernas têm pequenas elevações iniciais após a colocação dos membros inferiores em posição de litotomia. No entanto, após 5 horas de cirurgia nessa posição, a pressão se eleva em média 3 vezes o normal, atingindo valores de 30 mmHg, e podendo provocar lesões isquêmicas musculares e nervosas. A posição de Trendelenburg também contribui para a isquemia. A retirada das perneiras permite um rápido retorno aos níveis pressóricos normais. A isquemia nervosa cursa com paralisia (queda do pé) e a muscular pode produzir insuficiência renal por rabdomiólise. Doença vascular prévia pode facilitar a síndrome, mas não é condição necessária.

Chase J, Harford F, Pinzur M, Zussman M. Intraoperative Lower Extremity Compartment Pressures in Lithotomy Positioned Patients. Diseases of the Colon and Rectum, 2000; 43: 678 - 680.

2 - A resposta correta é a letra A.

O relato do exame histopatológico tradicionalmente inclui informações sobre as margens de ressecção. O envolvimento da margem proximal é improvável com uma boa técnica cirúrgica, e o envolvimento da margem distal é incomum além de 2 cm da lesão palpável.    
    O conceito da ressecção retal com excisão total do mesorreto colocou em foco o estudo da margem circunferencial, que é a menor margem radial entre a lesão e a borda do mesentério. Uma margem de 1 mm de espessura livre de tumor já diminui significativamente o índice de recidiva local, e quanto maior a espessura livre menor o índice de recidiva.Também as metástases à distância e a sobrevida total se relacionam inversamente com as margens circunferenciais.
    Os autores acreditam que essa informação possa ser útil na seleção de pacientes para terapia adjuvante.

Wibe A et al. Prognostic significance of the circunferencial resection margin following total mesorectal excision for rectal cancer. British Journal of Surgery, 2002; 89 : 327 - 334.

3 - A resposta correta é a letra A.

As taxas de lesão esfincteriana após partos vaginais variam de 0,25 a 23 %, essa variação dependendo do método de estudo. Até 75 % dessas pacientes poderão desenvolver graus variáveis de incontinência fecal ao longo da vida. Estudos mostram que o uso de extrator à vácuo aumenta o risco em 3 vezes, e o uso de fórcipe em 7 vezes. As episiotomias, principalmente as medianas, podem aumentar o risco de lesão esfincteriana.

Hellinger MD. Anal trauma and foreign bodies. The Surgical Clinics of North America, 2002; 82: 1253 - 1260.

4 - A resposta correta é a letra D.

A hipertrofia do epitélio pigmentar da retina é uma manifestação extracolônica da Polipose adenomatosa familiar que tem sido encontrada em até 70 % dos casos. Ela costuma anteceder o aparecimento dos pólipos colônicos. Não é patognomônica da doença, podendo ocorrer em pacientes com síndrome de Gardner e em pessoas normais, principalmente em parentes de portadores de polipose familiar. A associação com cistos epidermóides e osteomas pode ter um valor preditivo ainda maior.

Jagelman DG, Cohen SM. Polyposis Syndrome. In: Mazier WP, Levien DH, Luchtefeld MA, Senagore AJ. Surgery of the Colon, Rectum and Anus. Saunders, 1995: 566 - 576.