EDITORIAL


MENSAGEM DO PRESIDENTE

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia é cheia de tradições, fruto do convívio salutar entre os centenas de colegas que dela fazem parte. Algumas delas são claras e contundentes, enquanto que outras são sutis, permeando nossa vida societária de maneira a facilitar o crescimento da Sociedade e a integração entre seus membros.

Uma das nossas saudáveis tradições é o Presidente escrever o Editorial da RBCP logo após sua posse, nele colocando a linha-mestra de sua gestão. Assim, permito-me alinhar algumas das atividades que caberão a esta diretoria realizar ou iniciar, bem como apresentar situações que exigirão o nosso posicionamento.

Congresso Brasileiro de Coloproctologia - ouvindo inúmeros colegas, tomou-se a decisão de se fazer o Congresso em Campos de Jordão (de 22 a 24 de setembro de 2004) com o intuito de se "mudar de ares" e, ao mesmo tempo, criar uma condição melhor para os congressistas e suas esposas poderem conviver. Este Congresso terá algumas características: sessão única, para todos poderem discutir os mesmos temas; várias sessões com interatividade; sessões de melhores temas e vídeos em "horário nobre"; algum tempo livre para que todos possamos desfrutar do local e da companhia.

Revalidação do Título de Especialista - está em andamento na Associação Médica Brasileira uma importante discussão sobre a conveniência de se renovar o título de especialista e como fazê-lo. Representantes da nossa Sociedade estarão presentes e defendendo a posição de que o processo de revalidação só valoriza o título. Contudo, mais do que isso, estaremos discutindo internamente e com a própria AMB critérios para a renovação.

Programa de Educação Continuada da SBCP - antecipando-nos aos fatos, estamos criando o Programa de Educação Continuada da SBCP, que consiste em credenciar atividades educacionais realizadas pelo país afora, dando a elas créditos que irão pontuar para a provável revalidação do título.

Comissão de Credenciamento de Programas de Residência e Estágios em Coloproctologia - esta comissão deverá redefinir os critérios para os programas, avaliar novas propostas, permitir credenciamentos de áreas específicas (por exemplo, colonoscopia e fisiologia anorretal) e fazer as reavaliações e recredenciamentos dos programas já existentes.

Comissão Projeto Diretrizes - seguindo a proposta da AMB de que cabe a cada sociedade definir as diretrizes para condutas diagnósticas e terapêuticas, estamos dando ênfase a esse projeto, que sem dúvida colaborará para um melhor exercício da nossa especialidade.

Programas Especiais - algumas atividades merecem atenção especial, dentre elas a participação em programas de prevenção de câncer colorretal, o registro de câncer colorretal hereditário, a criação de um consentimento informado padronizado, a criação de um Banco de Fotos, a revisão de nosso site, a revisão de nossos estatutos, após ampla discussão, para rever governança.

Honorários médicos, lista AMB-FIPE

Há muito para se fazer: aperfeiçoamento de atividades e projetos já iniciados, assim como novas propostas, só se tornam exeqüíveis em um ambiente democrático e estimulado, com ampla participação e colaboração dos membros da Sociedade. A atual Diretoria veio para somar e conciliar, e procurará dar sua contribuição para o engrandecimento da nossa Sociedade e para o aperfeiçoamento de seus membros.

Raul Cutait
Presidente da SBCP