RESPOSTA DO TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO


1- A resposta correta é a letra D.

A introdução da terapia anti-retroviral altamente ativa (HAART) diminuiu sensivelmente a incidência de complicações infecciosas em pacientes com AIDS. Em relação a incidência de neoplasias nestes pacientes, observou-se diminuição importante da incidência do sarcoma de Kaposi e do linfoma primário do sistema nervoso central e diminuição menos importante da incidência dos linfomas não Hodgkin. Em relação ao carcinoma do canal anal não se observou diminuição na incidência de lesões pré-malignas e nem na evolução destas lesões para o câncer; este pode estar até aumentando em função do maior tempo de vida acrescentado pelo coquetel de drogas. Os fatos alterados são a maior tolerância e a melhor resposta destes pacientes à radioquimioterapia, em função do aumento dos níveis de CD4.

· Nadal SR, Manzione CR. Os Agentes Sexualmente Transmissíveis e o Câncer Anorretal. Rev bras Coloproct, 2004; 24 (3): 274-277.
· Launay O, Guillevin L. Épidémiologie des tumeurs malignes associées à l'infection par le VIH. Bull Cancer. 2003; 90 (5): 387-392.

2- A resposta correta é a letra E.

A colite isquêmica é diagnosticada clinicamente em 1 a 2 % dos pacientes após reconstrução aórtica, devido a ligadura da artéria mesentérica inferior. Ernst relatou uma incidência maior (6%) quando realizou colonoscopias de rotina no pós-operatório dessa cirurgia. Os sinais e sintomas como a dor, distensão e íleo prolongado podem estar mascarados pelo pós-operatório; a diarréia deve ser um sinal de alarme, mas só será sanguinolenta em 50 % dos casos. Chama a atenção a instabilidade para equilibrar o paciente, com acidose metabólica persistente e necessidade de grandes volumes de líquidos intravenosos. O modo mais simples de confirmar esta suspeita é realizar uma colonoscopia (ou retossigmoidoscopia flexível).

· Rosen DM. Ischemic Colitis. Clinics in Colon and Rectal Surgery. 2003; 16 (3): 199-204.

3- A resposta correta é a letra C.

A reconstrução do trânsito intestinal após cirurgia de Hartmann está associada com alto índice de complicações. Acredita-se que o uso do acesso videolaparoscópico possa diminuir esse índice. " A limitação principal para esse acesso (videolaparoscópico), é a presença de aderências firmes". O tamanho do coto retal após Hartmann por diverticulite não costuma ser problema.

· Larach S. Clinics in Colon and Rectal Surgery. 2004; 17 (3) : 187-193.

4- A resposta correta é a letra A.

A azatioprina é um análogo das purinas com ação imunossupressora, que vem sendo usado com freqüência cada vez maior nas doenças inflamatórias do intestino, principalmente como poupador de corticosteróides. " Seu principal efeito colateral é a supressão da medula óssea com leucopenia (mais comum), trombocitopenia (menos comum) e/ou anemia (raro). Outros efeitos colaterais são aumento da suscetibilidade a infecções, hepatotoxicidade, alopecia, efeitos tóxicos gastrointestinais, pancreatite e aumento do risco de neoplasia".

· Krensky A, Strom TB, Bluestone JA. Imunomoduladores: Agentes Imunossupressores, Tolerógenos e Imunoestimulantes. In: Goodman & Gilman. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. Mc Graw Hill: 2003; 1097 a 1113.