EDITORIAL


Mensagem da Presidente

    Nossa Sociedade se prepara para realizar seu 54º Congresso Nacional, em Goiânia, no próximo mês de outubro.
    Esta será a quarta vez que o Estado de Goiás foi escolhido para sediar nosso Encontro; coube-me a honraria de presidi-lo.
    Como aconteceu nas vezes anteriores, a comunidade goiana de coloproctologistas está completamente envolvida no projeto de realizar um encontro que manterá a tradição dos anteriores: recepção festiva e alto padrão científico nas programações.
    Juntamente com a nossa Comissão Científica, estamos preparando um novo formato para o Congresso: valorização dos Temas Livres, com envolvimento acentuado das forças vivas da nossa Sociedade (Chefes e Membros dos Staffs dos diversos Serviços) no desenvolvimento da sua dinâmica.
    Acompanhando as inovações introduzidas no congresso de Campos do Jordão, as sessões serão realizadas em auditório único. Faremos um balanceamento adequado entre Sessões Interativas, Mesas Redondas, Simpósios, Conferências, Sessões de Temas Livres, Vídeos e Pôsteres. Estamos também inovando na dinâmica dos Cursos Pré-Congresso, quando contaremos, na sua programação, com a presença de quatro convidados estrangeiros. Precisamos realçar a participação do Dr. Steve Wexner, que comandará, naquele espaço, uma reunião científica interagindo com o auditório, com vários ex-fellows da Cleveland Clinic da Flórida e que residem na América Latina.
    O esboço da programação será divulgado no folder que iremos distribuir em março, assim como no site do evento: www.coloprocto2005.com.br
    Ao lado destes preparativos, estamos desenvolvendo o trabalho funcional de presidente da Sociedade, com discussões continuadas e reuniões com quase todas as Comissões que compõem a nossa Diretoria, eleitas no último congresso.
    Gostaria de realçar a Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento Médico, sob a coordenação do Prof. Hélio Moreira que tem procurado, pela primeira vez, reavaliar os Serviços de Residência Médica em Coloproctologia credenciados pela nossa Sociedade.
    Para mostrar nosso interesse nas atividades dos Residentes, estamos programando, durante o Congresso, a realização de um Workshop específico sobre o assunto e que contará com a participação de jovens colegas de vários Serviços do Brasil sob a coordenação da citada Comissão de Ensino.
    Uma das nossas preocupações e que tem merecido nossa atenção é a situação das nossas várias Sociedades Estaduais; não existem nos arquivos da SBCP dados sobre suas existências e condições de funcionamento.
    Estamos preparando para levar para discussões na nossa Assembléia, propostas no sentido de darmos maior suporte, não só científico como material, às nossas regionais.
    Uma das metas alardeadas pela nossa Sociedade é a da Educação Continuada; temos a convicção que estes programas só deslancharão com a participação efetiva das regionais. Se não conseguirmos atingir os resultados que almejamos, estamos, pelo menos, plantando uma semente para futuras e conclusivas discussões.

Dra. Arminda Caetano de Almeida Leite
Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia