RESPOSTA DO TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO


1- A resposta correta é a letra D.

Apesar da grande quantidade de bactérias presentes no local, a incidência de abscessos e infecção importante é bastante rara após hemorroidectomias e outros procedimentos cirúrgicos no canal anal. Guy e Seow-Choen realizaram uma pesquisa na Medline em 2003, que mostrou poucos casos de complicações infecciosas após hemorroidectomias convencionais, tanto abertas como fechadas, mostrando maior quantidade de complicações relatadas após hemorroidectomias grampeadas e ligaduras elásticas. Apesar disso, segundo Bonardi e outros, a incidência de infecção local menos catastrófica, mas podendo cursar até mesmo com bacteremia e febre, tem sido identificada em até 8,3% dos pacientes.

· Bonardi RA et al. Bacteremias associated with routine hemorrhoidectomies. Dis Colon Rectum. 1976; 19: 233 _ 236.
· Guy RJ, Seow-Choen F. Septic complications after treatment of haemorrhoids. Br J Surg 2003; 90: 147-156.

2- A resposta correta é a letra E.

A doença anal é vista com frequência muito maior na doença de Crohn do que na colite ulcerativa. Na doença de Crohn a incidência de lesões anais é mais freqüente na colite do que no comprometimento do delgado (52% x 14% nas séries de Corman e 58% x 34% na série do St.Mark's).

· Corman ML. Crohn's Disease and Indeterminate Colitis. In: Corman ML. Colon & Rectal Surgery. Lippincott Williams & Wilkins, 2005; 1455 _ 1535.

3- A resposta correta é a letra A.

Os tumores retrorretais são tumores pélvicos raros. Num levantamento da Clínica Mayo eles ocorreram em uma a cada 40.000 internações hospitalares. Os sintomas são vagos e por isso o diagnóstico é freqüentemente retardado. O cordoma, de origem congênita, é o mais comum no adulto, e o teratoma na infância.

· Ludwig KA, Reynolds HL. Retrorectal Tumors. Clinics in Colon and Rectal Surgery. 2002; 15 (4) : 285 A 293.

4- A resposta correta é a letra A.

A fístula retouretral é uma condição rara, geralmente conseqüente a cirurgias prostáticas ou retais, e mais raramente, a outros tipos de trauma, radioterapia e doença de Crohn. Quase todos os pacientes apresentam-se com infecção urinária, um número importante com eliminação de urina pelo reto e mais de 50% com pneumatúria e fecalúria. Embora a cistoscopia estabeleça o diagnóstico na maioria dos casos, o exame mais sensível atualmente é a tomografia computadorizada com contraste retal.

· Corman ML Rectovaginal and Rectourethral Fistulas. In Corman ML. Colon & Rectal Surgery. Lippincott Williams & Wilkins: 2005; 333-346.