EDITORIAL


Mensagem da Presidente

    Um novo ano se inicia e são muitas as responsabilidades de nossa Sociedade.
    É necessário implementar o trabalho junto às Sociedades Congêneres e à AMB relativo às áreas de atuação de nossa Especialidade.
    Modernizar a Prova de Título de Especialista no sentido de maior transparência e objetividade, que em 2006 apresentará alguns avanços.
    Nossa Revista está em avaliação pela Scielo, resultado de reuniões dos Editores junto à esta entidade em São Paulo. Esta indexação é fundamental pois colocará a Revista em "Classificação A" junto a CAPES.
    Assinar revistas de importância com acesso via Internet, como o Diseases of Colon and Rectum e o British Journal of Surgery, sem custos adicionais aos sócios.
    Promover maior interação com as Sociedades Regionais, programa iniciado na gestão anterior.
    Também continuar as avaliações e credenciamentos de Serviços de Coloproctologia na Comissão de Ensino e Residência Médica.
    Manter nossas reivindicações em termos de remuneração adequada nos procedimentos coloproctologicos na CBHPM em trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Defesa de Classe.
    Valorizar e apoiar o Programa de Prevenção do Câncer Colorretal em associação com o Instituto Nacional do Câncer e a ABRAPRECI.
    Dar seguimento à implantação do Projeto Diretrizes junto a AMB através da comissão criada há 2 anos.
    No Congresso Brasileiro em 2006 procuraremos estimular a interatividade e discussão, que tornam a parte cientifica com muito mais vida e interesse. Também haverá Sessões Especiais Temas Livres e Pôsteres, cujos os trabalhos receberam prêmios em espécie, e deverão ser normatizados para publicação na Revista.
    Enfim muito trabalho, e como podemos ver vários destes projetos passaram por diversas presidências e deverão ser prosseguidos, mas precisam de atenção continuada e atuante.

    Aguardamos todos no Rio em 2006. O carinho do povo carioca os espera.

João de Aguiar Pupo Neto