RESUMO DE ARTIGOS


LUIS CLÁUDIO PANDINI - TSBCP


PANDINI LC. Resumo de Artigos. Rev bras Coloproct, 2008;28(4):477-478.

Jayne DG, Guillou PJ, et al. Randomized Trial of Laparoscopic Assisted Resection of Colorectal Carcinoma: 3- Year Results of the UK MRC Clasicc Trial Group. Journal of Clinical Oncology, 2007.

Este estudo prospectivo randomizado tem por objetivo demonstrar os resultados a longo prazo da cirurgia laparoscópica assistida colorretal dentro do contexto do UK MRC CLASICC Trial sobre câncer colorretal.Os resultados tem indicado que para o câncer de cólon a cirurgia laparoscópica é tão eficaz quanto a cirurgia convencional em termos de resultados oncológicos e preservação da qualidade de vida. Resultados a longo prazo para pacientes com câncer retal foram semelhantes em pacientes submetidos à amputação abdomino perineal e ressecção anterior, e este estudo sustenta a utilização da cirurgia laparoscópica no câncer retal.


Martinez C A R; Priolli DC; Cardinalli I A e Cols. Influência da Localoização do Tumor na Expressão Tecidual da Proteína p 53 em Doentes com Câncer Colorretal. Estudo de 100 casos. Rev. Col. Bras. Cir. 2008; 35 (4): 235-243).

Neste estudo foram avaliados 100 doentes (54 mulheres), com média de idade de 59,8 anos com adenocarcinoma colorretal. A expressão da proteína p53 foi analisada por imunoistoquímica, com anticorpo monoclonal anti-p53 pela técnica da estreptavidina-biotina-peroxidase. A expressão tecidual da proteína p53 foi relacionada às variáveis: gênero, idade, grau histológico, tipo histológico, tamanho do tumor, estadiano TNM, profundidade de invasão da parede intestinal, comprometimento linfonodal, invasão angiolinfática , localização do tumor no intestino grosso em relação à flexura esplênica. Na avaliação estatística da relação entre expressão da proteína p53 e as variáveis consideradas empregou-se o teste qui-quadrado, estabelecendo-se nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: A proteína p53 foi positiva em 77% dos casos. Com relação as diferentes variáveis consideradas verificou-se maior tendências de expressão da proteína mutante quando se considerava a idade (p=0,001), grau histológico (p=0,001), tipo histológico (p=0,001), estádios tardios da classificação TNM (p=0,001), maior profundidade de invasão na parede cólica (p=0,001), comprometimento linfonodal (p=0,001), invasão angiolinfática (p=0,02), localização após a flexura esplênica (p=0,001), não se encontrando relação com gênero (p=0,49) e tamanho do tumor (p=0,08). Conclusão: Os resultados do presente estudo permitem concluir que a expressão da proteína p53 mutante ocorre com maior freqüência nos tumores localizados a partir da flexura esplênica.


Emami M H, Sayedyahossein, S, Aslani A, Safety and Efficacy of New Glyceryl Trinitrate Suppository Formula: First Doublé Blind Placebo-Controlled Clinical Trial. Dis. Colon Rectum 2008, V51,1079-1083

O objetivo deste estudo foi avaliar a segurança e a eficácia do uso de supositório de trinitrato de glicerina a 0,2% (TNG 0,2%) na cura da fissura anal crônica. Todos os pacientes receberam supositórios idênticos de trinitrato de glicerina 0,2% e placebo 2 vezes ao dia por 6 semanas, pisylium oral (6 copos /dia), lavagem retal por 30 dias e acompanhamento por mais 6 semanas sem supositório. A cicatrização completa em 6 semanas foi verificada em 12 de 21 pacientes (57%) no grupo com TNG 0,2% e 5 de 13 pacientes (38%) no grupo placebo (p<0.05). A taxa de cura global ao término do estudo foi 15 de 21 (71%) versus 11 de 13 (84%) nos grupos com TNG 0,2% e placebo respectivamente (p<0.05). Os autores concluem que a aplicação de trinitrato de glicerina 0,2% na forma de supositório representa uma nova e promissora opção de tratamento da fissura anal crônica


Constantinides V, Cheetham D, Nicholls R, et al. Is Rectal Washout Effective for Preventig Localized Recurrence After Anterior Resection for Rectal Câncer? Dis Colon Rectum 2008, V 51: 9 p 1339-1344.

O objetivo deste estudo de meta-análise foi avaliar o efeito da lavagem retal na redução da recidiva local após ressecção do câncer retal. Cinco estudos foram selecionados com 176 pacientes que foram submetidos à lavagem retal e 256 pacientes sem lavagem retal. Diferentes tipos de soluções foram utilizadas em cada estudo e a excisão total da gordura perirretal (TME) não foi universalmente realizada. A taxa global de recorrência foi de 8 por cento (33/432 pac). A taxa de recorrência local para pacientes com lavagem retal foi de 4.8% comparada com 10.2% para pacientes sem lavagem retal. A diferença não foi estatisticamente significante. Quando foram considerados somente estudos que incluíam a excisão total de gordura perirretal (TME), não houve diferença significante entre os 2 grupos. Embora este estudo de meta-análise não possa apresentar conclusões definitivas devido à natureza dos estudos não randômicos incluídos, a lavagem retal é relativamente livre de risco e adiciona pequeno tempo ao procedimento operatório. Esta prática pode ser realizada até que estudos prospectivos e randômicos possam chegar a uma resposta definitiva.


Johnson CD, Chen MH, Toledano AY, et al. Accuracy of CT colonography for detection of large adenomas and cancers. N Engl J Med. 2008 Sep 18; 359(12):1207-17.

Este estudo multicêntrico avaliou o papel da colonografia por tomografia computadorizada (TC) para detecção de câncer e grandes adenomas colorretais. Todas lesões maiores que 5 mm foram relatadas pelos radiologistas treinados em colonografia por TC. A colonoscopia e a revisão histopatológica foram realizadas de acordo com protocolo clínico estabelecido em cada centro e serviu de padrão de referência. A sensitividade de 0.90 (90%) indica que a colonografia por CT falhou em detectar uma lesão medindo 10 mm ou mais de diâmetro em 10% dos pacientes. A sensitividade por pólipos para grandes adenomas e câncer foi 0.84 +/- 0.04. Os autores concluem que a colonografia por tomografia computadorizada em pacientes assintomáticos identificou 90% de pacientes com câncer ou adenomas maiores que 10 mm de diâmetro. Estes achados estão de acordo com os dados publicados na literatura a respeito do papel da colonoscopia por tomografia computadorizada na investigação de pacientes com risco de câncer colorretal.