RESPOSTAS DO TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO


JOSÉ RICARDO HILDEBRANDT COUTINHO


1 - A resposta correta é a letra D.
Existem três opções cirúrgicas básicas para a polipose adenomatosa familiar do cólon: proctocolectomia total com ileostomia, proctocolectomia total com confecção de bolsa e anastomose da bolsa ao ânus e por fim a colectomia total com anastomose ileorretal. Cabe ao cirurgião particularizar o tratamento para cada paciente e discutir essas opções com ele, levando em consideração a idade do paciente, o estado da musculatura esfincteriana, a presença ou não de adenocarcinomas invasivos já instalados, e a severidade da polipose. A colectomia total com preservação do reto e anastomose ileorretal pode ser uma boa opção para pacientes jovens, com menos de 20 adenomas retais, menos de 1000 adenomas colônicos e sem displasia importante ou câncer. Alguns estudos sugerem uma associação entre fenótipo de polipose severa e mutações nos codons 1309 e 1328 do Exon 15G e de polipose atenuada com mutação nos Exons 3 e 4.

· Church J, Fazio VW. Polipose Adenomatosa Familiar, Síndrome de Gardner e Síndrome de Turcot. In: Rossi BM, Nakagawa WT, Ferreira FO et al. Câncer de Cólon, Reto e Ânus. Lemar Tecmedd 2004 : 609-619
· Wu JS, Paul P, McGannon EA, et al. APC genotype, polyp number, and surgical options in familial adenomatous polyposis. Ann Surg 1998; 227:57 a 62.

2 - A resposta correta é a letra E.
O metronidazol tem atividade bacteriana contra cocos anaeróbicos e bacilos gram-negativos anaeróbicos, incluindo as espécies de Bacteroides. Também atua contra bacilos gram-positivos anaeróbicos formadores de esporos. Os bacilos gram-positivos não formadores de esporos, as bactérias aeróbicas e as anaeróbicas facultativas são resistentes a ele.

· Tracy JW, Webster Jr LT. Fármacos Usados na Quimioterapia das Infecções por Protozoários. In: Goodman e Gilman. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 2003: 823 a 855.

3 - A resposta correta é a letra A.
A doença de Bowen é uma doença pré-maligna da pele, um carcinoma intraepitelial, que vem aparecendo com maior frequência no epitélio escamoso do ânus, sendo mais comum em mulheres acima de 40 anos de idade. Consiste em uma placa eritematosa elevada, com bordos irregulares, contorno nítido, podendo apresentar ulcerações. A papulose bowenóide consiste de lesões pequenas e múltiplas, e geralmente aparece em pessoas mais jovens, abaixo de 40 anos, tanto homens como mulheres. Ambas são devidas à infecção por tipos oncogênicos do papilomavírus humano, mas o comportamento biológico da doença de Bowen é pior, com uma taxa maior de transformação em câncer invasivo. Como a aparência histológica é muito semelhante, os critérios de diagnóstico diferencial entre as duas condições costumam ser o aspecto clínico e a idade de aparecimento. Alguns pesquisadores têm tentado diferenciar melhor laboratorialmente, através da avaliação morfométrica do núcleo celular e da expressão da proteína p16.

· Corman ML. Cutaneous Conditions. In: Corman ML. Colon & Rectal Surgery. Lippincott Williams & Wilkins 2005: 605 a 669.
· Yu DS, Kim G, Song HJ, Oh CH. Morphometric assessment of nuclei in Bowen's disease and bowenoid papulosis. Skin Res Technol 2004;10: 67a 70.

4 - A resposta correta é a letra A.
Pacientes que se apresentam com quadro agudo de hemorroidas prolabadas, trombosadas e com gangrena, necessitam de tratamento médico de urgência e idealmente de algum tipo de intervenção cirúrgica.
   Embora existam opções de tratamento clínico com uso de amolecedores de fezes, analgésicos, calor local, medicações tópicas e repouso, este tratamento demora a surtir efeito, imobiliza o paciente e não o livra de um futuro tratamento cirúrgico. Anteriormente existia o receio de complicações sépticas, hemorrágicas e estenose anal após o tratamento cirúrgico de urgência, mas com os cuidados adequados, inclusive a preservação de pontes, a hemorroidectomia imediata é a melhor conduta, porque retira o paciente imediatamente da crise.

· Corman ML. Hemorrhoids. In: Corman ML. Colon & Rectal Surgery. Lippincott Williams & Wilkins 2005: 177 a 253.