Março Azul Notícias

Março Azul: monumentos e pontos turísticos do Brasil receberão iluminação especial pela prevenção ao câncer colorretal

Prédios, monumentos e pontos turísticos em diferentes pontos do Brasil ganharão no mês de março iluminação especial na cor azul, que simboliza a luta contra o câncer colorretal. A Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer Colorretal (CCR) – Março Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), tem como objetivo alertar a população sobre a doença. Com o apoio de diversas instituições, a expectativa é dar visibilidade a esse problema de saúde pública.

Com o lema “Abrace esta ideia você também”, a ação faz parte de uma série de iniciativas que buscarão orientar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces. O CCR é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas por ano. A campanha conta com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (Abrapreci) e de outras entidades médicas.

Brasília – Entre alguns parceiros da iluminação do Março Azul teremos, em Brasília (DF), a Esplanada dos Ministérios, o Palácio da Justiça, o Palácio do Itamaraty e o Palácio do Planalto, que estarão iluminados na cor azul, entre 21 e 26 de março. O Senado Federal também será iluminado nos dias 25 e 26 de março, assim como o prédio do Banco de Brasília (BRB), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, que receberão iluminação alusiva à campanha durante todo o mês de março.

Rio de Janeiro – Na cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura iluminará de azul os Arcos da Lapa e a Passarela da Rocinha entre 21 e 27 de março. O Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, estará iluminado na cor azul entre 14 e 31 de março. A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das suas secretarias de Saúde, também demonstrarão seus apoios na divulgação do material da campanha. O Cristo Redentor, considerado uma das sete maravilhas do mundo, será iluminado na noite do dia 24 de março.

São Paulo – Na capital paulista, o prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, apresentará dia 23 de março uma interação digital em led na sua fachada, lembrando sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal. A sede da Associação Médica Brasileira (AMB) também será iluminada na cor azul durante o mês, em adesão à campanha. O prédio da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) também receberá a cor especial da campanha entre 2 e 31 de março.

O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, ganhará iluminação no dia 25 de março. A sede da Prefeitura de São Paulo (Edifício Matarazzo) ficará iluminada entre 21 a 27 de março. Por sua vez, o Metrô de São Paulo iluminará de azul e exibirá uma vinheta sobre o câncer colorretal nos painéis das estações Sacomã, Tamanduateí, Trianon e Sumaré.

Ainda sem data para a iluminação, também já confirmaram participação monumentos nos estados da Paraíba e Santa Catarina, entre eles a Figueira da Praça XV de Novembro, Sesquicentenário da PM-SC e Ponte Estaiada de Brusque.

Congresso SBCP 2022

Academia & Ensino – SBCP