Quem Somos


A coloproctologia é uma especialidade médica que trata das doenças do cólon, do reto e do ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Compreende também uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal.

Em nosso país, uma série de leis federais regulamenta o exercício profissional do médico. Cabe à Associação Médica Brasileira regulamentar a existência e o funcionamento das sociedades de especialidades médicas, tais como a coloproctologia, a pediatria, a oftalmologia e todas as outras, num total de 57 especialidades.

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia é uma associação médica sem finalidade lucrativa que tem o objetivo de congregar os médicos brasileiros que se dedicam à esta especialidade. A SBCP tem a missão de apontar para o coloproctologista as melhores e mais seguras decisões no atendimento das doenças coloproctológicas, estabelecendo os padrões mais atualizados nesta área da prática médica. Somos uma sociedade médica de âmbito nacional com mais de 1600 membros.

A Associação Médica Brasileira credencia a Sociedade Brasileira de Coloproctologia para formação de médicos e titulação de especialistas em coloproctologia.

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP