Março Azul

Março Azul: SBCP e Sobed conscientizam sobre prevenção do câncer colorretal

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) se uniram para lançar a edição 2022 da campanha Março Azul com o objetivo de conscientizar para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoces do câncer colorretal.

Este ano a campanha terá como embaixadores a presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (Abrapreci), Dra. Angelita Gama; o cantor Neguinho da Beija-Flor e o ator Tony Ramos.

Mutirão contra o câncer

De 5 a 12 de março, populações ribeirinhas do rio Tapajós na cidade de Belterra (PA) vão receber a visita de uma expedição formada por médicos, enfermeiros e acadêmicos de medicina voluntários para realização de colonoscopia. E de 25 a 31 de março será a vez de os moradores de Pilar (AL) passarem pelo rastreamento da doença.

Haverá ainda iluminação de azul de monumentos em diversos estados para chamar atenção para o tema, vídeos de influencers nas redes sociais, posts especiais alertando sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer colorretal, entre outras ações.

Números da doença

O câncer colorretal é o segundo tumor maligno em incidência na população feminina e masculina, excluindo o câncer de pele não melanoma, atrás apenas, respectivamente, dos cânceres de próstata e mama. São 41 mil novos casos previstos para 2022, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“Cerca de 90% dos casos de câncer colorretal têm origem em um pólipo, que é uma lesão decorrente do crescimento anormal da mucosa do intestino grosso. Inicialmente esse tipo de lesão é benigna, mas pode crescer e se tornar maligna. Por isso enfatizamos a importância da colonoscopia, exame de imagem que permite visualizar o interior do intestino e, caso seja identificado algum pólipo, removê-lo antes que ele se torne um câncer” alerta Dr. Eduardo de Paula Vieira, presidente da SBCP.

Ele acrescenta que é fundamental que a campanha se estenda para além de março e alcance todos os estados. “A campanha pretende engajar a sociedade e estimular a busca por diagnóstico precoce.”

Entidades parceiras

O Março Azul conta com o apoio institucional da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) e apoio especial da Abrapreci, além de apoio de diversas outras instituições.

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP