Destaques Notícias

Palavra do Presidente – Dr. Antônio Lacerda Filho

Caras Colegas e prezados colegas coloproctologistas,

Como presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) para o período 2022-2023, gostaria de saudar a todos vocês e dizer que é uma honra representá-los, à frente da segunda maior sociedade de especialistas em cirurgia colo-reto-anal do mundo, pujante do ponto de vista científico, mas também uma grande família, que congrega amigos de todo o Brasil.

Os desafios que os novos tempos nos trouxeram são muitos, precipitados pela pandemia por Covid-19. Temos que nos preparar para mudar nossa visão profissional e associativa, investirmos em foco, trabalho coordenado e em equipe, mirando em resultados previsíveis, obtidos com as melhores ferramentas disponíveis. Dentro deste contexto, nossa Sociedade tem o dever de iluminar esse caminho. E isto passa, necessariamente pela dinamização e modernização de sua gestão.

Isto sem nos afastarmos de seu principal propósito, que é continuar oferecendo sempre, atualização cientifica a nossos associados, além de formação adequada para os mais jovens, baseada sempre em valores éticos. É dever da SBCP se responsabilizar pela qualidade do aprendizado em Coloproctologia, mantendo e ampliando seus cursos teórico-práticos voltados para os residentes, além de zelar pela qualidade do ensino nos programas de residência médica credenciados por nossa sociedade.

Deste modo, nossa especialidade poderá ser exercida da forma mais adequada e plena possível, em todas as suas áreas de atuação, as quais serão sempre defendidas por nossa Sociedade. Mas para tal, devemos ser justamente remunerados e para isso vocês poderão contar com o apoio da SBCP, por meio do trabalho árduo e incansável de sua comissão de defesa profissional.

Enquanto especialistas, temos que voltarmos nossa atenção para além de nossos pacientes, atuando junto à população em geral. E para tal, será criada a Comissão de Ações Sociais, com atuação voltada para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal e para a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais. Contaremos para isso com a parceria de sociedades de especialidades afins, no sentido de sensibilizarmos o poder público a apoiar tais ações de forma oficial, num futuro próximo.

Tenham a certeza de que darei o meu melhor, embora sabendo que quando temos um propósito tão desafiador que é presidir, ao mesmo tempo, a Sociedade e nosso congresso anual, estamos sacrificando a vida em família e a nossa prática profissional. Mas sabemos também, que trabalhar pelo bem comum, seja em benefício de nossos pacientes ou de nossa sociedade, tem seus ônus e bônus.

Mas, não estarei sozinho certamente, nessa jornada. Tenho o privilégio de contar com um time seleto de colegas e amigos para me auxiliar, na diretoria e nas comissões de nossa sociedade, além do grupo responsável pela organização de nosso próximo congresso brasileiro, daqui a um ano, em Belo Horizonte, onde esperamos todos vocês, de braços abertos! Siga nosso Instagram: @coloprocto2023.

Vamos em frente juntos, engrandecendo a coloproctologia brasileira e na expectativa de que bons ventos soprem sobre o nosso Brasil em 2023!

Antônio Lacerda Filho
Presidente da SBCP

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP