Fábio Guilherme C. M. de Campos, Francisco Sérgio Pinheiros Regadas, Mauro Pinho
Informações:
Palavras chave: Coloproctologia
No tópico “Sumário” verifique capítulo disponível!
Ano: 2012
Sinopse
O Tratado de Coloproctologia é uma obra que registra a grande experiência dos membros da Sociedade Brasileira de Coloproctologia no diagnóstico e tratamento das diversas afecções colorretais e apresenta de forma atualizada os principais avanços dos últimos anos nas áreas de técnica operatória, tratamento farmacológico, biologia molecular, imagenologia, anatomia patológica e outros.
Nesse contexto, o presente livro tona-se um marco em nossa especialidade, pois é fruto da contribuição de numerosos especialistas que reuniram em mais de uma centena de capítulos um vasto conhecimento científico que poderá ajudar na formação do estudante de medicina e do médico-residente, mas também poderá servir como fonte de referência para o cirurgião geral e principalmente para o coloproctologista que se dedica à especialidade no dia a dia.
A oportunidade de coordenar esse trabalho é motivo de grande honra e contentamento para os editores e coeditores. Acreditamos que conseguimos reunir nesta grande obra, o conhecimento clássico e o que existe de mais moderno, tornando o Tratado de Coloproctologia, hoje, um grande exemplo da força de Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
Fábio Guilherme C. M. Campos
Francisco Sérgio Pinheiro Regadas
Mauro Pinho
Editores do Tratado de Coloproctologia
Caros Colegas,
Nas últimas décadas, todas as especialidades médicas cresceram de maneira vertiginosa em face de numerosos avanços tecnológicos e pesquisas que permitiram a aquisição de um enorme volume de conhecimentos.
Em Coloproctologia, assistimos a uma rápida evolução técnica e do conhecimento científico, caracterizados por inovações na área de imagenologia, por maior compreensão dos fenômenos moleculares e pelo desenvolvimento de instrumentais que nos possibilitam instituir terapias minimamente invasivas em endoscopia cirúrgica e videolaparoscopia, ampliando em grande escala as opções diagnósticas e terapêuticas.
Este crescente acervo necessita ser devidamente registrado para atender a múltiplos benefícios como o estabelecimento de uma base consensual da extensão e dos limites da especialidade, assim como possibilitar aos iniciantes uma literatura específica e integrada de modo a promover um aprendizado adequado.
Assim, uma Sociedade Médica moderna se fortalece muito ao possibilitar a constante evolução e aperfeiçoamento de todos os seus membros, ampliando de forma científica e bem fundamentada os conhecimentos sobre os temas mais importantes da especialidade.
Visando cumprir esse objetivo, temos a enorme honra de apresentar a todos este “Tratado de Coloproctologia”, fruto do trabalho de toda a Sociedade Brasileira de Coloproctologia. A simples constatação do grande número de páginas aqui impressas confirma o crescimento expressivo da especialidade em nosso meio, tornando cada vez mais complexa para o coloproctologista a tarefa de se manter atualizado. Eventuais comparações com livros-texto produzidos algumas décadas atrás revelarão uma grande expansão de cada um de seus temas. Poder-se-á constatar, também, que os capítulos de então (enfocando métodos diagnósticos, estudos da função anorretal, doenças inflamatórias ou câncer colorretal) se transformaram em extensas seções, abrigando cada uma delas um grande número de capítulos versando sobre tópicos inexistentes em passado recente.
Ao longo da elaboração deste Tratado, tivemos o privilégio de realizar um exercício de estruturação do conhecimento atual sobre as doenças do cólon, reto e ânus através da catalogação de seus principais temas e subtemas, buscando apresentar os conceitos solidamente estabelecidos da especialidade, assim como agregar informações sobre conceitos e procedimentos mais recentes, de forma a apontar as prováveis tendências a serem seguidas nos próximos anos.
Estamos imensamente contentes pela honrosa tarefa de coordenar um grande esforço coletivo dos membros da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, que generosamente doaram parte de seu precioso tempo emprestando-nos seu conhecimento e experiência na forma de capítulos capazes de levar adiante este projeto. Dessa forma, entendemos que a presente obra pertence a todos nós, e talvez represente hoje o mais forte exemplo da força de nossa Sociedade, baseada em um sólido e extenso conhecimento científico do qual cada um de nossos membros deve se orgulhar.
Gostaríamos também de externar nossos agradecimentos à Editora Atheneu pelo apoio e estímulo que possibilitaram a elaboração deste projeto.
Da mesma forma, cumpre-nos ressaltar e agradecer nossos coeditores por sua importante colaboração na revisão de capítulos, contribuindo para a melhoria da qualidade do conteúdo deste Tratado.
Por último, mas não menos importante, agradecemos nossos familiares e amigos pelo apoio recebido ao longo deste gratificante trabalho.
Fábio Guilherme C. M. Campos
Francisco Sérgio Pinheiro Regadas
Mauro de Souza Leite Pinho
Editores do Tratado de Coloproctologia
Prefácio
Promover, coordenar, escrever e editar um Tratado de Coloproctologia é tarefa para gente grande. Não é à toa que a ela se dedicaram Fábio Campos, Francisco Sérgio Regadas e Mauro Pinho, professores de elevado padrão científico e nomes dos mais significativos da especialidade no Brasil.
Focados em seu objetivo de conseguir algo que contribua ao aprendizado e atualização de todos nós, foram ao fundo do poço e arrebanharam, com refinado senso, os melhores quadros nacionais.
Junto com eles, em uma empreitada laboriosa e cansativa, que durou mais de um ano, alcançaram o porto feliz de seus anseios.
Está, pois, ao nosso alcance e à nossa disposição um Tratado que engloba todo o conhecimento mais moderno que se poderia esperar.
A partir de agora, os especialistas vão se inspirar neste Tratado para expandir seu saber, sanar suas dúvidas, abreviar suas dificuldades.
Comovido e honrado com o convite para escrever estas linhas, estou certo que a Sociedade Brasileira de Coloproctologia saúda o lançamento do Tratado de Coloproctologia como marco singular de sua história e de seu futuro.
Rosalvo J. Ribeiro
Ex-presidente da SBCP
Prefácio
Prefaciar a importante obra, Tratado de Coloproctologia, que ora vem à luz é ao mesmo tempo para mim, razão de muita alegria e honra.
Por assim ser, expresso estes sentimentos à comunidade da cirurgia brasileira e externo aos ilustres editores: Fábio Guilherme C. M. de Campos, Francisco Sérgio Pinheiro Regadas e Mauro de Souza Leite Pinho, e Editores Associados: Carlos Augusto Real Martinez, Sérgio Eduardo Alonso Araújo, Olival de Oliveira Jr., Rodrigo Gomes da Silva, Hélio Moreira Júnior, Rosilma Gorete Lima Barreto, Sthela Maria Murad-Regadas, Eduardo de Paula Vieira e Harry Kleinübing Jr., meus sinceros agradecimentos.
Cabe aqui louvar a expressiva tarefa por eles desenvolvida, desde a cuidadosa elaboração do sumário à criteriosa escolha de autores e coautores, dentre os mais experientes da Coloproctologia, aos temas agrupados em 131 capítulos distribuídos em 13 seções.
É evidente a preocupação dos autores com a informação científica por meio de balanço equilibrado do novo e inovador, com o convencional e consolidado.
De longa data conheço os Editores do Tratado de Coloproctologia, Fábio Guilherme C. M. de Campos, Francisco Sérgio Pinheiro Regadas e Mauro de Souza Leite Pinho.
Deles, sou admiradora e amiga leal. São profissionais com as cabeças sempre fervilhantes de boas ideias e que as põem em prática! Toda a ciência é vã, se não trouxer benefícios ao ser humano tanto na prevenção como na cura de doenças, no alívio do sofrimento quando a cura é impossível, com busca contínua de melhoria da qualidade de vida.
Com os avanços da Informática ocorreu a democratização do conhecimento, oferecendo possibilidade de seu acesso a todos, com oportunidade de aperfeiçoamento. A modernidade expandiu a preocupação com o ensino da Medicina e, particularmente, das especialidades. Assim, a extensão da literatura médica à enorme massa de conhecimentos e de novas habilidades tecnológicas obriga o médico a seguir a corrente do progresso sem perder o rumo de reconstruir conhecimentos contidos em ciências básicas que alicerçam o progresso.
Muito evoluiu a Coloproctologia no decorrer de mais de três milênios. É hoje especialidade reconhecida mundialmente com renomadas sociedades americanas, europeias, asiáticas e australianas. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia destaca-se dentre as mais importantes, secundando apenas a americana, contando com mais de 1.500 membros. O Tratado ora prefaciado bem enfatiza o histórico da especialidade e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, além dos temas que complementam o conhecimento fundamental necessário a todos os médicos que pretendem viver a realidade do progresso científico, atualmente impulsionado pela biologia molecular, biotecnologia, genética, nanobiotecnologia e bioengenharia.
Apesar dos avanços da informática e da popularização da internet, da facilidade do acesso à farta literatura científica e dos múltiplos cursos de atualização, de especialização, de treinamento equipamentos e instrumentos inerentes às novas técnicas endoscópicas, laparoscópicas e robóticas, os livros de texto continuam a representar papel preponderante na educação médica. Mais do que nunca, o livro é indispensável pela possibilidade de limitar a literatura, pela concentração dos conhecimentos, pela facilidade do manuseio, de ler e reler, escolhendo-se o que é melhor para determinado momento ou anseio.
Este Tratado contém a participação de 206 colaboradores bem selecionados que sempre revelaram dedicação ao ensino e atenção ao doente e que representam uma enorme força didática que eleva o prestígio da Coloproctologia Brasileira. Sua leitura muito contribuirá para a formação do residente, de jovens cirurgiões e de especialistas em busca de melhor embasar seus conhecimentos científicos.
Por tudo isso, me sinto muito alegre em poder felicitar os editores, editores Associados, autores e coautores dos capítulos pela oportuna e excepcional obra.
Angelita Habr-Gama
Seção I – Introdução à Coloproctologia
1. História da Coloproctologia, 3
Flávio Antonio Quilici
José Alfredo dos Reis Neto
Lisandra Carolina Marques Quilici
2. História da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 17
Joaquim José Ferreira
José Maria Chaves Rosalvo José Ribeiro
3. Anatomia Cirúrgica Aplicada às Operações dos Cólons, 23
Flávio Roberto Santos e Silva
Francisco Sérgio Pinheiro Regadas
4. Anatomia Cirúrgica Aplicada às Operações sobre o Reto e Canal Anal, 35
Mauro de Souza Leite Pinho
Luís Carlos Ferreira
Aline Santiago
5. Fisiologia Colônica da Continência Anal e Defecação, 53
Rodrigo Ambar Pinto
Isaac José
Felippe Corrêa Neto
Seção II – Investigação Diagnóstica e Funcional
6. Exame Proctológico – Preparo e Técnica, 65
Karen Mallmann
Ignacio Osorio Mallmann
7. Colonoscopia, 69
Paulo Alberto Falco Pires Corrêa
Pedro Popoutchi
Oswaldo Wiliam Marques Jr.
8. Outros Métodos Propedêuticos – Indicações e Técnicas
1. 8.1. Colonografia por Tomografia Computadorizada (Colonoscopia Virtual), 99
Dario Ariel Tiferes
Angela Hissae Montoyama Caiado
2. 8.2. Ultrassonografia Anorretal, 119
Sthela Maria Murad-Regadas
Graziela Olivia da S. Fernandes
3. 8.3. Ultrassonografia Transperineal, 139
Harry Kleinübing Jr.
Mauro de Souza Leite Pinho
4. 8.4. Manometria Anorretal, 149
Renato Caram Saad
5. 8.5. Tempo de Trânsito Cólico, 171
Mara Rita Salum
6. 8.6. Eletromiografia Anorretal, 175
Jorge Alberto Ortiz
Maria Auxiliadora Prolungatti Cesar
7. 8.7. Defecografia: Indicação, Técnica e Interpretação, 181
Carlos Walter Sobrado
8. 8.8. Ultrassonografia Anorretal Dinâmica (Ecodefecografia), 187
Francisco Sérgio Pinheiro Regadas
Francisco Sérgio Pinheiro Regadas Filho
Seção III – Preparo Pré-operatório
9. Uso Racional de Antibióticos em Operações Colorretais, 201
Paulo Mauricio Chagas
Bruno Rodrigo Ciotola
Bruno Cláudia Mangini
10. Análise Crítica do Preparo do Cólon, 209
Antonio Sérgio Brenner
Sérgio Brenner
11. Prevenção de Tromboembolismo Venoso, 217
Joaquim Simões Neto
12. Avaliação Nutricional e Indicações de Terapia Nutricional, 225
Dan Linetzky Waitzberg
Priscila Garla
Ricardo Alexandre Garib
13. Estratégias para Recuperação Rápida (Fast Track), 237 José Eduardo de Aguilar-Nascimento
Seção IV – Pólipos Colorretais
14. Aspectos Histopatológicos de Importância na Prática Clínica, 249
Marlise Mello Cerato Michaelsen
Luíse Meurer
Nilo Luiz Cerato
15. Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e Endoscópicos dos Pólipos Colorretais, 265
e Endoscópicos dos Pólipos Colorretais, 265
Mariza Helena Prado-Kobata
16. Polipectomia: Técnica e Resultados, 277
Eduardo Carlos Grecco
Renato Luz Carvalho
Alex Matsuda Okita
17. Critérios de Vigilância Pós-polipectomia, 291
Afonso Calil Mallmann
Ruy Takashi Koshimizu
18. Conduta no Pólipo Degenerado, 297
Paulo Roberto Arruda Alves
Isabela Cecilio Sahium
Seção V – Câncer Colorretal
19. Epidemiologia e Fatores de Risco, 303
Flávio Ferreira Diniz Francesca Perondi
João Altmayer Gonçalves
20. Aspectos Moleculares da Carcinogênese Colorretal, 313
Mauro de Souza Leite Pinho
21. Estadiamento Anatomopatológico do Câncer Colorretal, 325
Fábio Daniel Molinari
Roberto El Ibrahim
22. Prevenção e Rastreamento do Câncer Colorretal, 331
Angelita Habr-Gama
Fábio Guilherme C. M. de Campos
Rodrigo Oliva Perez
Guilherme Pagin São Julião
Igor Proscurshim v
23. Aspectos Clínicos do Câncer Colorretal, 339
Marcelo Alves Raposo da Camara
24. Estadiamento Pré-operatório do Câncer Colorretal, 343
Fábio Guilherme C. M. de Campos
Angela Hissae Motoyama Caiado
Rodrigo Ambar Pinto
25. Tratamento Cirúrgico do Cânce
r Colônico: Princípios Técnicos e Resultados, 355
Olival de Oliveira Jr.
Renato Araújo Bonardi
26. Indicações e Resultados do Tratamento
Adjuvante para o Câncer no Cólon, 361
Rodrigo Ramella Munhoz
Paulo Marcelo Gehm Hoff
27. Câncer no Reto: Técnicas Operatórias Fundamentais, 373
Angelita Habr-Gama
Rodrigo Oliva Perez
Guilherme Pagin São Julião
28. Acesso Laparoscópico no Tratamento do Câncer no Reto, 387
Sérgio Eduardo Alonso Araujo
Victor Edmond Seid
Alexandre Bruno Bertoncini
Fábio Guilherme C. M. de Campos
29. Evolução Técnica no Tratamento do Câncer do Reto
1. 29.1. Preservação Autonômica, 399
Pedro Basilio
Marleny Figueiredo
2. 29.2. Anastomoses Colorretais Baixas, 403
Antônio Lacerda-Filho
Leonardo Maciel da Fonseca
3. 29.3. Ressecção Interesfinctérica, 415
José Reinan Ramos
4. 29.4. Colostomia Perineal – Técnica e Resultados, 425
Lusmar Veras Rodrigues
Armando Geraldo Franchini Melani
Carolina Vannucci Vasconcelos Nogueira Diogenes
5. 29.5. Ressecção Transanal Endoscópica: Técnica Operatória, 431
Sérgio Eduardo Alonso Araujo
Victor Edmond Seid
6. 29.6. Ressecção Transanal Endoscópica: Resultados, 437
Caio Sergio Rizkallah Nahas
Sergio Carlos Nahas
Carlos Frederico Sparapan Marques
30. Terapia Neoadjuvante e Adjuvante no Câncer do Reto
1. 30.1. Evolução Histórica das Indicações e Controvérsias, 447
Rodrigo Oliva Perez
Fábio Guilherme C. M. de Campos
2. 30.2. Conduta na Resposta Completa, 455
Angelita Habr-Gama
Rodrigo Oliva Perez
Guilherme Pagin São Julião
31. Aspectos Especiais do Tratamento do Câncer Colorretal
31.1. Princípios e Resultados das Ressecções Alargadas, 463
Fábio Guilherme C. M. de Campos
Maria Celia Calijuri Hamra
2. 31.2. Manuseio da Carcinomatose Peritonial, 469
Rodrigo Gomes da Silva
Bernardo Hanan
3. 31.3. Situações Emergenciais: Obstrução e Perfuração, 479
José Hyppolito da Silva
Fábio Guilherme C. M. de Campos
32. Seguimento Pós-operatório no Câncer Colorretal, 487
Silvio Augusto Ciquini
33. Tratamento Cirúrgico das Metástases Hepáticas do Câncer Colorretal, 493
Renato M. Lupinacci
Fabrício F. Coelho
Marcos V. Perini Paulo Herman
34. Tumores Colorretais Pouco Frequentes, 499
Adriana Lúcia Agnelli Meirelles Costa
Fábio Guilherme C. M. de Campos
35. Estomas Intestinais
1. 35.1. Técnica e Complicações, 511
Victor Edmond Seid
Sérgio Eduardo Alonso Araujo
Fábio Guilherme C. M. de Campos
2. 35.2. Abordagem Multidisciplinar do Ostomizado, 523
Pedro Henrique Saraiva Leão
Seção VI – Câncer Colorretal Hereditário
36. Síndrome de Lynch (SL)
1. 36.1. Histórico, Caracterização Clínica e Aspectos Moleculares, 531
Benedito Mauro Rossi
Fábio de Oliveira Ferreira
Felipe Cavalcanti Carneiro da Silva
2. 36.2. Tratamento Cirúrgico da Síndrome de Lynch, 543
Raul Cutait
Guilherme Cutait de Castro Cotti
37. Polipose Adenomatosa Familiar (PAF)
1. 37.1. Aspectos Moleculares e Clínicos, 547
Mauro de Souza Leite Pinho
Fábio Guilherme C. M. de Campos
Sérgio Eduardo Alonso Araujo
2. 37.2. Manifestações Extracolônicas e Causas de Mortalidade, 559
Fábio Guilherme C. M. de Campos
Rodrigo Blanco Dumarco
3. 37.3. Tratamento Cirúrgico: Racional e Resultados, 565
André da Luz Moreira
38. Polipose Associada ao Gene Myh (PAM), 571
Carlos Augusto Real Martinez
39. Poliposes Hamartomatosas e outras síndromes, 585
Fábio Guilherme C. M. de Campos
Maria Tereza Coimbra Carvalho
Seção VII – Neoplasias do ânus e canal anal
40. Etiopatogenia, Diagnóstico e Estadiamento, 599
Fábio César Atuí
41. Formas de Tratamento – Resultados e Perspectivas, 605
Maurício José de Matos
Silva Maurilio Toscano de Lucena
42. Outros Tumores Anorretais e Perianais, 613
Mario Jucá
Seção VIII – Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) e Colites
43. Incidência e Etiologia das Doenças Inflamatórias Intestinais, 619
Anna Paula Rocha Malheiros
44. Aspectos Clínicos e Diagnóstico Diferencial das DII, 623
Sinara Mônica de Oliveira Leite
45. Potencial de malignização nas Doenças Inflamatórias, 637
Afonso Henrique da Silva e Sousa Jr.
Francisco Sérgio Pinheiro Regadas
Fábio Guilherme C. M. de Campos
46. Tratamento Clínico das Doenças Inflamatórias Intestinais
1. 46.1. Tratamento Convencional, 641
Adérson Omar Mourão Cintra Damião
Flávio Feitosa
Luciane Reis Milani
2. 46.2. Terapia Biológica, 651
Magaly Gemio Teixeira
Alexandre Medeiros do Carmo
Maria Fernanda Zuttin Franzini
3. 46.3. Papel da Terapia Nutricional, 657
Maria Isabel Toulson Davisson Correia
Talita Mayra Resende Ferreira
4. 46.4. Fisiopatologia Aplicada à Terapia Clínica, 665
Henrique Sarubbi Fillmann
Heloísa Guedes Müssnich
José Luiz Barbieux
47. Tratamento Cirúrgico da Doença de Crohn
1. 47.1. Princípios Básicos e Indicações Cirúrgicas, 669
Raquel Franco Leal
2. 47.2. Intestino Delgado, 675
Arceu Scanavini Neto
3. 47.3. Tratamento Cirúrgico da Colite de Crohn, 679
Paulo Gustavo Kotze
Idblan Carvalho de Albuquerque
4. 47.4. Doença Perianal, 687
Magaly Gemio Teixeira
Maria Fernanda Zuttin Franzini
Alexandre Medeiros do Carmo
5. 47.5. Videocirurgia, 691
Sérgio Eduardo Alonso Araujo
Antonio Rocco Imperiale
Fábio Guilherme C. M. de Campos
48. Tratamento Cirúrgico da Retocolite Ulcerativa
1. 48.1. Princípios Básicos, Indicações e Opções Cirúrgicas, 701
Desidério Roberto Kiss
Maristela Gomes de Almeida
2. 48.2. Bolsas Ileais: Técnica, Resultados e Complicações, 705
Claudio Saddy Rodrigues Coy
Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono
49. Colite indeterminada, 715
Fábio Alves Soares
João Bosco Soares Junior
50. Colites Infecciosas, 727
Manoel Alvaro de F. Lins Neto
51. Colites Isquêmicas, 735
João Batista Pinheiro Barreto
José Ribamar Baldez
52. Retocolite por Irradiação, 741
Magaly Gemio Teixeira
Maria Fernanda Zuttin Franzini
Alexandre Medeiros do Carmo
Seção IX – Doenças Anorretais & Perineais
53. Doença Hemorroidária: Incidência, Etiopatogenia e Aspectos Clínicos, 749
Luciana Maria Pyramo Costa
Thaísa Barbosa-Silva
54. Tratamento da Doença Hemorroidária
1. 54.1. Aspectos Gerais do Tratamento da Doença Hemorroidária, 755
Geraldo Magela Gomes da Cruz
2. 54.2. Tratamento Cirúrgico Clássico: Aspectos Técnicos, 775
Virgínio C. Tosta de Souza
Elísio Meirelles de Miranda
Carlos Roberto Amorim
54.3. Tratamento Cirúrgico pela Anopexia Mecânica, 779
Sergio Carlos Nahas
Marcelo Rodrigues Borba
4. 54.4. Tratamento da Estenose Anal, 787
Geraldo Magela Gomes da Cruz
5. 54.5. Novas Perspectivas de Tratamento Cirúrgico, 799
Eduardo de Paula Vieira
55. Abscessos e Fístulas Anorretais
1. 55.1. Etiologia, Classificação e Investigação Radiológica, 803
Paulo Cesar Lopes Jiquiriçá
2. 55.2. Tratamento Cirúrgico dos Abscessos Anorretais, 809
Ronaldo Coelho Salles
3. 55.3. Tratamento Cirúrgico das Fístulas Anorretais, 813
Edna Delabio-Ferraz
Leonardo Machado de Castro
João de Aguiar Pupo Neto
4. 55.4. Fístulas Retovaginais, 823
Fábio Guilherme C. M. de Campos
56. Fissura Anal
1. 56.1. Incidência, Etiopatogenia e Aspectos Clínicos, 833
Arminda Caetano de Almeida Leite
Geanna Mara Lino e Silva Guerra
2. 56.2. Bases e Resultados do Tratamento Conservador, 843
Juvenal da Rocha Torres Neto
3. 56.3. Técnicas e Resultados do Tratamento Cirúrgico, 849
Olival de Oliveira Jr.
57. Doença Pilonidal Sacrococcígea, 853
Miguel Arcanjo Gialluisi da Silva Sá
André da Luz Moreira
58. Prurido Anal, 871
Magda Maria Profeta da Luz
Sérgio Alexandre da Conceição
Kelly Cristine de Lacerda Rodrigues Buzatti
59. Doenças Sexualmente Transmitidas, 881
Sidney Roberto Nadal
Carmen Ruth Manzione
60. Hidradenite Supurativa, 893
Antonio Rocco Imperiale
Angelita Habr-Gama
Sylvio de Figueiredo Bocchini
Seção X – Doença Diverticular dos Cólons
61. Doença Diverticular dos Cólons: Incidência e Etiopatogenia, 901
Fernando Cordeiro
Flávio Antonio Quilici
62. Orientações Gerais e Resultados do
Tratamento Clínico da Doença Diverticular, 903
Carlos Augusto Real Martinez
Rogério Tadeu Palma
63. Diverticulite Aguda
1. 63.1. Fisiopatologia, Aspectos Clínicos e Bases do Tratamento Conservador, 911
Paulo Gonçalves de Oliveira
João Batista de Sousa
Flávia Berford
2. 63.2. Análise Crítica das Indicações Operatórias, 917
Janedson Baima Bezerra
3. 63.3. Opções Técnicas do Tratamento Cirúrgico, 925
Francisco Jean Crispim Ribeiro
Robert William de Azevedo Bringel
Ana Cecília Neiva Gondim
4. 63.4. Papel da Videocirurgia no Manuseio da Doença Diverticular, 933
Rubens Valarini
Seção XI – Distúrbios da Evacuação
64. Constipação Intestinal
64.1. Incidência, Fisiopatologia e Aspectos Clínicos, 943
Sânzio dos Santos Amaral
2. 64.2. Investigação Racional da Constipação Intestinal, 947
Hélio Moreira Júnior
José Paulo Teixeira Moreira
3. 64.3. Tratamento Clínico, 961
Roberto Misici
4. 64.4. Inércia Cólica: Resultados do Tratamento Cirúrgico, 981
Francisco Sérgio Pinheiro Regadas
Érico de Carvalho Holanda
65. Síndrome do Intestino Irritável, 989
Vilmar Moura Leal
Miguel Augusto Arcoverde Nogueira
66. Defecação Obstruída: Conceito e Abordagem Propedêutica, 999
Rosilma Gorete Lima Barreto
67. Anorretocele: Diagnóstico e Tratamento, 1007
José Vinícius Cruz
Cleber Allem Nunes
68. Prolapso e Procidência Retal
1. 68.1. Etiopatogenia, Aspectos Clínicos e Opções
Técnicas para o Tratamento Cirúrgico, 1015
Peretz Capelhuchnik
Paulo de Azeredo Passos Candelaria
2. 68.2. Resultados do Tratamento Cirúrgico, 1029
Antonio Rocco Imperiale
Carlos Eduardo Fonseca Pires
69. Incontinência Fecal
1. 69.1. Aspectos Clínicos e Etiopatogenia, 1035
Henrique Sarubbi Fillmann
Lúcio Sarubbi Fillmann
2. 69.2. Investigação Diagnóstica, 1045
Doryane Maria dos Reis Lima
Univaldo Etsuo Sagae
Andrea Ishikawa Shiratori
3. 69.3. Tratamento Conservador, 1055
Lucia Camara Castro Oliveira
4. 69.4. Tratamento Cirúrgico da Incontinência Anal, 1067
José Marcio Neves Jorge
Isaac José Felippe Corrêa Neto
70. Megacólon Chagásico
1. 70.1. Epidemiologia, Fisiopatologia e Aspectos Clínicos, 1081
João Gomes Netinho
2. 70.2. Tratamento Cirúrgico, 1087
José Paulo Teixeira Moreira
Hélio Moreira Júnior
Hélio Moreira
Seção XII – Situações difíceis e emergenciais
71. Diagnóstico e Tratamento de Complicações de Operações Colorretais
1. 71.1. Obstrução Intestinal Pós-operatória, 1103
Renato Valmassoni Pinho
Christiano M. P. Claus
Fabiana Marques Fernandes
2. 71.2. Avaliação e Conduta no Paciente com Deiscência Anastomótica, 1113
Júlio César M. Santos Jr.
72. Hemorragia Digestiva Baixa
1. 72.1. Etiologia e Avaliação Diagnóstica, 1119
João Batista de Souza
Romulo Medeiros de Almeida
Paulo Gonçalves de Oliveira
2. 72.2. Tratamento Não Cirúrgico, 1125
Maria Cristina Sartor
3. 72.3. Tratamento Cirúrgico, 1139
Fan
g Chia Bin
Wilmar Artur Klug 73. Endometriose Intestinal
1. 73.1. Critérios de Indicação e Princípios do Tratamento Cirúrgico, 1145
Luciana Maria Pyramo Costa
2. 73.2. Estratégia Operatória na Endometriose Profunda, 1151
Univaldo Etsuo Sagae
Lucia Matiko Takamatsu Sagae
DoryaneMaria dos Reis Lima
73.3 Endometriose Intestinal: Resultados do Tratamento Cirúrgico, 1167
Marcelo Averbach
Sidney Klajner
Sérgio Podgaec
Mauricio Simões Abrão
74. Tumores Retrorretais, 1175
Francisco Luis Altenburg
Carlos Henrique Maçaneiro
Seção XIII – Técnica operatória básica em videocirur
gia75. Colectomia Direita, 1187
José Alfredo dos Reis Neto
José Alfredo dos Reis Junior
76. Aspectos Técnicos da Retossigmoidectomia Videolaparoscópica, 1201
Miguel Ângelo Pedroso
Renato Arioni Lupinacci
Mauro de Souza Leite Pinho
77. Amputação Abdominoperineal do Reto, 1209
Armando Geraldo Franchini Melani
Carlos Augusto Veo
Marcos Vinicius Denadai
Junea Caris de Oliveira
78. Reconstrução do Trânsito Pós-Hartmann, 1215
Lusmar Veras Rodrigues
Carolina Vannucci Vasconcelos Nogueira Diogenes
79. Colectomias Totais, 1219
Luis Claudio Pandini
Índice Remissivo, 1223