Galeria de Livros

Doença Inflamatória Intestinal

Wilton Schmidt Cardozo, Carlos Walter Sobrado

Informações:
Assunto: Doença Inflamatória Intestinal
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 484
Editora: Manole
ISBN: 978-85-78680-42-8

Comprar


Sinopse

Esta obra, destinada aos profissionais da saúde, tem o objetivo de transmitir informações atualizadas sobre a doença inflamatória intestinal. Por meio de um conteúdo teórico abrangente, multidisciplinar e com enfoque especial nos consensos nacional e internacional, aborda os principais temas necessários ao conhecimento da retocolite ulcerativa e da doença de Crohn. Os editores e colaboradores, nomes importantes na área de Coloproctologia e Gastroenterologia nacional, com elevado prestígio no meio científico e de grande experiência no atendimento aos portadores de doença inflamatória intestinal, oferecem uma obra de utilidade na prática clínica diária, com textos de consulta rápida e objetiva, que complementam o conhecimento de estudantes, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos envolvidos ou interessados na assistência aos portadores dessas doenças.

Apresentação

O conhecimento que se tem acerca da doença inflamatória intestinal tem evoluído significativamente, embora ainda haja muito a ser investigado.

Este livro aborda aspectos atuais sobre a epidemiologia, a classificação, a etiopatogenia, o diagnóstico, as manifestações extraintestinais e, especialmente, o tratamento dessa afecção.

Os autores e colaboradores têm grande experiência no assunto. Os temas são apresentados em uma estrutura rigorosamente elaborada e visam a orientar estudantes, residentes, especialistas e pós-graduandos, bem como profissionais que trabalham em consultórios e hospitais.

Resta-me agradecer aos Drs. Wilton Schmidt Cardozo e Carlos Walter Sobrado a honra que me concederam de escrever esta apresentação.

Ivan Cecconello
Professor Titular da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Prefácio

Coube-me a agradável responsabilidade e elevada distinção de prefaciar a obra Doença Inflamatória Intestinal dos organizadores Wilton Schmidt Cardozo e Carlos Walter Sobrado, amigos de longa data.

O termo Doença Inflamatória Intestinal refere-se basicamente a duas doenças: Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn. São afecções crônicas semelhantes em vários aspectos e diferente em tantos outros, particularmente no que se refere às suas manifestações clínicas como na sua evolução e na resposta ao tratamento clinico ou cirúrgico.

Quase todos os aspectos das Doenças Inflamatórias Intestinais permanecem ainda parcialmente desconhecidos e consequentemente muito controvertidos. A incidência crescente, particularmente a da Doença de Crohn, em muitos países chama atenção para suas apresentações semelhantes, apesar das diferenças étnicas, ambientais, nutricionais, genéticas e sociais. Sua predominância na população jovem, a prevalência maior em determinadas famílias, as possibilidades causais discutíveis (bacterianas, virais e imunológicas), a influência genética da imunoregulação das defesas do hospedeiro e as novas modalidades de tratamento, são temas, dentre outros, de grande relevo e merecedores de aprofundada análise.

Os organizadores acertaram na escolha dos autores dos 36 capítulos, pois são todos profissionais de excelência e de elevado prestígio no meio cientifico nacional e de grande experiência no tema.

Li, com interesse, o texto resultante da excelente coletânea dos 36 capítulos e constatei que os conhecimentos aí transmitidos refletem o estado da arte referente às doenças inflamatórias intestinais e de sua aplicação em todos os campos da Medicina, particularmente em gastroenterologia e coloproctologia.

Foram felizes os coordenadores na concepção desta obra até então faltante na literatura nacional. Os resultados desta publicação, já antecipei, serão de importância fundamental para fornecer informações e conceitos que muito contribuirão para a divulgação e para padronização no diagnóstico e tratamento das doenças inflamatórias intestinais para os colegas brasileiros.

Assim, agradeço o honroso convite para prefaciar esta obra que permitiu exteriorizar meu parecer sobre sua importância, seu conteúdo científico, bem como, sobre o impacto social e profissional que ela representa.

Por fim, cabe-me cumprimentar seus idealizadores e realizadores por sua dedicação, perseverança e trabalho para disponibilizar aos leitores os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.

Angelita Habr-Gama

Aceitei, com imenso prazer e honra, a incumbência de escrever o texto de apresentação do livro Doença Inflamatória Intestinal, de autoria dos conceituados doutores Wilton Schmidt Cardozo e Carlos Walter Sobrado.

O tema, de elevada importância para a Gastroenterologia, é ricamente exposto ao longo de seus capítulos, tendo como pontos de excelência a visão detalhada e a experiência dos inúmeros coautores. A obra, de valor incontestável, tem notáveis originalidade e preocupação com os atores principais: médico e paciente. Aborda o direito dos pacientes, os cuidados de enfermagem, os aspectos psicológicos e a dispensação de medicamentos de alto custo, temas que, per si, demonstram uma atenção que vai além do conhecimento, visando ao bem exercer da Medicina.

Em tempos modernos, este livro mostra que o saber deve seguir a boa prática, que envolve expertise, observação, paciência e tempo, estampados na ciência que envolve o livro e na cuidadosa escolha daqueles que o escreveram.

A Federação Brasileira de Gastroenterologia, por meio de sua diretoria (2010-2012), tem a satisfação de parabenizar os organizadores desta obra pela preocupação em transmitir conhecimento.

José Galvão Alves
Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Membro Titular da Cadeira 51 da Academia Nacional de Medicina.
Chefe da 18a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Sumário

Prefácio

Apresentação

1 HISTÓRIA DA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
2 EPIDEMIOLOGIA NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
3 ETIOPATOGÊNESE DA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
4 AVALIAÇÃO MÉDICA INICIAL E SEGUIMENTO
5 CLASSIFICAÇÕES E ÍNDICES DE ATIVIDADE
6 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
7 MANIFESTAÇÕES ORAIS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
8 MANIFESTAÇÕES OFTALMOLÓGICAS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
10 MANIFESTAÇÕES REUMATOLÓGICAS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
11 MANIFESTAÇÕES HEMATOLÓGICAS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
12 MANIFESTAÇÕES TROMBOEMBÓLICAS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
13 MANIFESTAÇÕES HEPÁTICAS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
14 COMPLICAÇÕES NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
15 EXAMES LABORATORIAIS E MARCADORES SOROLÓGICOS
16 DIAGNÓSTICO ENDOSCÓPICO NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
17 DIAGNÓSTICO RADIOLÓGICO NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
18 DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
19 DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
20 TRATAMENTO CLÍNICO CONVENCIONAL DA RETOCOLITE ULCERATIVA
21 TRATAMENTO CLÍNICO CONVENCIONAL DA DOENÇA DE CROHN
22 TERAPIA BIOLÓGICA NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
23 TRATAMENTO CIRÚRGICO DA RETOCOLITE ULCERATIVA
24 TRATAMENTO CIRÚRGICO DA DOENÇA DE CROHN
25 NUTRIÇÃO NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
26 DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL NA CRIANÇA
27 DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL NA GRAVIDEZ
28 CÂNCER COLORRETAL NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
29 ASPECTOS PSICOLÓGICOS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
30 ASPECTOS PSIQUIÁTRICOS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
31 ASPECTOS JURÍDICOS NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
32 PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES NA PRÁTICA CLÍNICA

ANEXOS

1 ALGORITMOS DIAGNÓSTICOS E DE TRATAMENTO
2 CLASSIFICAÇÕES E ÍNDICES DE ATIVIDADE – TABELAS
3 CID 10 – DOENÇAS DO APARELHO DIGESTÓRIO

CAPÍTULOS NO SITE
33 INTERNET MÉDICA APLICADA A GASTROENTEROLOGIA
34 FARMACOTERAPIA NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
35 BULA DE MEDICAMENTOS DO TRATO GASTROINTESTINAL
36 GUIA PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DE BIOLÓGICOS
37 PROTOCOLOS CLÍNICOS E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS
38 CONSENSOS DE TRATAMENTO NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
39 FREQUENTLY ASKED QUESTIONS – FAQ
40 ASSOCIAÇÕES E ORGANIZAÇÕES MÉDICAS

Destaques