Homenagem SBCP

Homenagem póstuma – Sandra Sucar

Dra. Sandra Sucar nasceu no dia 27 de abril de 1971 na Cidade do México
Perdeu sua mãe muito jovem, quando tinha apenas 11 anos.
Casou se com Dr. Gonzalo Hagerman em 1996 e tiveram dois filhos, Gonzalo filho e Maria. Neste mesmo ano, concluiu a universidade, obtendo o título médico.
Desde então, dedicou toda a sua vida à educação dessas crianças e à sua profissão, que amava exercer. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no INSTITUTO NACIONAL DE PERINATOLOGIA, na Cidade do México   de 1997 a 2001. Em 2003, mudou-se com Gonzalo para Mineápolis, onde realizou uma pós-graduação em Assoalho Pélvico, no CENTER FOR PELVIC FLOOR DISORDERS. DIVISION OF COLON AND RECTAL SURGERY,  UNIVERSITY OF MINNESOTA até o ano de 2006.

Em 2010, após retornarem para o México, realizou residência Médica em Uroginecologia e finalmente em 2012 realizou  mestrado em Ciências de la Investigación,  obtendo o título pelo INSTITUTO POLITECNICO NACIONAL.

A parceria com Gonzalo, tanto na vida, quanto na profissão, trouxe muitos frutos e muitas alegrias.
Sandra era a estrutura de união de todos.
Com sua doçura, seu jeito calmo e sereno, administrava a vida de todos que a cercavam, sempre com um toque especial de simplicidade e bondade.
Em sua última missão, certamente uma das mais belas, ajudou muitas mulheres no mês de junho de 2018, em Farafangana, Madagascar. Foram dias de muita dedicação e fortes emoções. O grupo continha 6 médicos cirurgiões, 3 anestesistas e 4 enfermeiras,  sendo Sandra a única ginecologista. Atendeu mais de 120 mulheres e deu à luz a uma linda criança malgache em sua primeira cirurgia. Trouxe vida e esperança para muitas mulheres, através de seus diagnósticos precisos e detecção de varios tumores que foram operados ao longo dos dias de trabalho.
Mais do que isso, conquistou a todos do grupo com sua doçura e excepcional atuação como mãe e mulher. Compartilhou de momentos únicos com Maria e Gonzalo, momentos estes que nós observamos com muita admiração.
Aguentou firme até os últimos momentos e nos deixou com uma fácie serena, de quem partira em paz, deixando muitas lembranças bonitas e que jamais esqueceremos.

Neste ano, sentimos muito a sua falta em nosso Congresso, e nos próximos, certamente sentiremos também uma grande saudade. O sentimento ainda é de tristeza mas também seremos sempre agradecidos de termos tido  a sorte de conhecê-la!
Que descanse em paz nossa querida amiga e companheira de trabalho.

Lucia Camara Castro Oliveira
Em nome da Missão Médica – Farafangana
Madagascar, 24 de junho de 2018.

 

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP