Uncategorized

SBCP e SOBED se unem em mutirão de colonoscopia

Intuito é diminuir a fila do SUS. Ações ocorrerão em Campinas, Maceió, Rio de Janeiro e Curitiba.

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) estão unindo forças para diminuir as filas do SUS para realização do exame de colonoscopia, que é essencial para diagnosticar o câncer de intestino. Entre os dias 25 e 27 de março, médicos de ambas as entidades vão realizar cerca de 100 exames em Campinas (SP) e diminuir a fila que já chega a 2 mil pessoas na cidade. O Mutirão da SOBED para prevenção do Câncer Colorretal também ocorrerá dias 8 e 9 de abril, em Maceió. Rio de Janeiro e Curitiba recebem o evento, respectivamente, em setembro e em novembro.

“O mutirão é uma forma de chamar a atenção da população e de governos municipais, estaduais e federal para a prevenção do câncer colorretal”, diz o presidente da Comissão de Prevenção do Câncer Colorretal da SOBED, Lix Alfredo Reis de Oliveira. A estimativa do INCA para 2014 foi de 32.600 casos, sendo 17.530 em mulheres e 15.070 em homens. A doença é tratável se diagnosticada precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. É a primeira causa de câncer do aparelho digestivo e a terceira em incidência entre todos os tumores malignos no país.

Os pacientes que farão os exames são provenientes de hospitais universitários, têm entre 50 a 75 anos, e tiveram a pesquisa de sangue oculto positiva. Durante o mutirão, serão realizadas palestras de prevenção ao câncer colorretal.

“A SBCP vai atuar juntamente com a SOBED nestes mutirões, também realizando procedimentos, bem como cuidando da seleção de pacientes e encaminhamento e orientação dos que necessitem de cirurgia ou outros tratamentos por enfermidades diagnosticadas durante o mutirão”, explica Oliveira.

Para o presidente da SBCP, Ronaldo Salles, a iniciativa é de grande importância. “Este tipo de ação tem duplo mérito por visar à prevenção da saúde e por fazê-lo de forma duplamente eficaz pela soma de esforços de duas grandes Sociedades médicas””, afirma. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia programa ainda para este ano uma campanha de esclarecimento do câncer colorretal.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Coloprocto 2024

Academia & Ensino – SBCP