Grandes Nomes da Coloproctologia


Victor Warren Fazio, MBBS, FRACS, FACS

Por: André da Luz Moreira e Luiz Felipe de Campos Lobato






1940-2015

Dr. Victor Fazio nasceu e viveu sua infância e juventude na Austrália. Ele se graduou na Faculdade de Medicina da Universidade de Sydney em 1964. Sua residência médica em cirurgia foi realizada no Hospital St. Vicent e se tornou fellow do Royal Australasian College of Surgeons em 1970. Dr. Fazio serviu como cirurgião durante a Guerra do Vietnã e, em 1972, realizou treinamento em cirurgia hepato-biliar na Lahey Clinic nos EUA.

Em 1973, iniciou seu treinamento em cirurgia colorretal na Cleveland Clinic (Cleveland, Ohio), sob a chefia e orientação do seu maior mentor, Dr. Rupert Turmbull, “chairman” do departamento naquela ocasião. Um ano depois, Dr. Fazio foi contratado como cirurgião staff do departamento de cirurgia colorretal da Cleveland Clinic. Após o adoecimento do Dr. Turmbull em 1975, Dr Fazio assumiu a chefia do departamento, posição que manteve por longos 33 anos.

Em 2008, foi escolhido para “chairman” do recém criado Instituto de Doenças Digestivas, que reúne, até hoje, além da cirurgia colorretal, diversos outros importantes departamentos como gastroenterologia e cirurgia geral.  No ano de 2011, Dr. Fazio se aposentou devido a deterioração de sua saúde, falecendo em agosto de 2015.

Dr. Victor Fazio foi, sem dúvida, um dos grandes nomes de nossa especialidade. Foi membro e presidente da comissão avaliadora do título de especialista da ASCRS entre os anos de 1985 e 1993 e se tornou presidente da mesma em 1995. Entre os anos de 1996 e 2006 foi editor chefe do periódico de maior prestígio da nossa especialidade: Diseases of the Colon and Rectum, participando da transição da sua versão impressa para eletrônica.

Dr. Fazio era membro de diversas sociedades norte-americanas e internacionais, assumindo uma posição de liderança em muitas delas. Entre tais sociedades, mecerem destaque a American Surgical Association, a James IV Association of Surgeons e a Society of Pelvic Surgeons, da qual ele foi presidente no ano de 2002.  Entre suas premiações mais importantes, destacam-se a Order of Australia (2008) e o Cleveland Medical Hall of Fame em 2002. Além disso, foi o primeiro médico a receber o Cleveland Clinic’s Master Clinician Award.

Sua produtividade acadêmica era enorme, principalmente se levarmos em consideração seu grande volume cirúrgico e seu comprometimento com o treinamento médico. Ele investiu grande quantidade de recursos na formação de bases de dados de praticamente todos os procedimentos e doenças tratados no seu departamento.  Até o ano de 2010, ele foi co-autor de 535 artigos científicos indexados, 12 livros e 175 capítulos de livros. Dr Fazio foi convidado para palestras inúmeras vezes em diversas ocasiões. Sua didática e capacidade de transmitir seus conhecimentos clínicos eram singulares.

Sua sabedoria clínica era uma combinação única de inteligência, experiência e capacidade inovadora. Acompanhar Dr. Fazio no consultório ou centro cirúrgico era uma oportunidade prazerosa e muito proveitosa quando sempre provia os seus residentes e visitantes internacionais de conselhos e dicas preciosas.

Dr. Fazio foi acima de tudo um grande cirurgião. Talentoso e habilidoso, cuidadoso quando necessário, mas corajoso quando o caso requeria. Ele amava operar, resolver problemas difíceis e melhorar a vida de seus pacientes, especialmente aqueles acometidos pelas doenças inflamatórias intestinais.  Apesar de ter uma carreira admirável, no contato pessoal Dr. Fazio se revelava um homem humilde, sem sinais de orgulho ou vaidade. Sua amabilidade, acessibilidade e carisma transmitiam um sentimento de lealdade e respeito que contagiava a todos. Mais do que um modelo de médico e cirurgião, ele foi um verdadeiro mentor para jovens cirurgiões que buscavam conhecimento na cirurgia colorretal, sempre disposto a guiar suas carreiras. Sob sua liderança, o departamento de cirurgia colorretal da Cleveland Clinic prosperou e se tornou um dos mais importantes do mundo.

""There are those few special people that touch other´s lives in so many positive ways, one of them was Victor Fazio. For us, he was a mentor and inspiration. Thank you for all”


Outros artigos