Palavra da Diretoria


Mais de 12 mil pessoas visitam intestino gigante durante Setembro Verde

Campanha de conscientização e prevenção do câncer colorretal realizada pela SBCP em parceria com Abrapreci percorreu quatro capitais brasileiras

Durante o mês de setembro, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia realizou, em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci), a campanha Setembro Verde  para conscientização e prevenção do câncer colorretal. Mais de 12 mil pessoas visitaram o intestino gigante (cerca de 20m x 3m), que percorreu quatro capitais: Rio de Janeiro (04 a 06/09), Belo Horizonte (12 e 13/09), Porto Alegre (18 a 20/09) e São Paulo (25 a 27/09). A campanha também alcançou grande repercussão na imprensa, com 119 matérias.

No interior do intestino, os visitantes puderam ver reproduções de lesões como pólipos, hemorroidas, doenças inflamatórias e vídeos educativos sobre o câncer de intestino. Ao final do percurso, médicos e nutricionistas orientaram a população e deram dicas de hábitos saudáveis para prevenir a doença. Ao todo, 12.284 pessoas visitaram o intestino gigante durante o Setembro Verde, sendo 4.212 no Rio de Janeiro, 2.458 em Belo Horizonte, 3.614 em Porto Alegre e 2.000 em São Paulo.

A Campanha na Mídia

Na imprensa a campanha obteve 119 inserções em veículos de todo o Brasil. Em São Paulo, o programa Bem Estar da TV Globo transmitiu o programa do dia 25 de setembro ao vivo,

Agência Brasil publicou matéria sobre a campanha, com entrevista do Dr. Ronaldo Salles. O texto foi replicado em mais de 40 veículos, entre os quais Folha de S. PauloDiário de PernambucoGazeta do Sul (RS), Tribuna da Bahia e Correio do Estado (MS).

A campanha também foi notícia nas rádios: Roquette PintoCBNMancheteRio de JaneiroGlobo RJGlobo SP e Metropolitana SP. Outros veículos também noticiaram o Setembro Verde, entre eles: Veja Rio Online, jornais Extra, O Dia e Meia Hora (RJ), Zero HoraMGTV (TV Globo), Estado de Minas e A Tarde (BA) e portal R7.



Campanha no Rio de Janeiro



A primeira estação do IG foi no Rio de janeiro. De 4 a 7 setembro a estrutura foi montada na área interna e mais nobre do Barra Shopping. Trata-se do maior shopping da América Latina e a montagem se deu na área do Centro Médico o que valorizou muito a exposição. Segundo a Sra. Regina Pires do Rio, houve um recorde de visitação em toda a história do IG: 4.400 visitantes.

Tão elevado número motivou excelente repercussão em todas as mídias.  Canal Saúde (TV Futura), mais de uma dúzia de emissoras de rádio, jornais… Foi um sucesso até inesperado. Mas premiou o esforço dos cariocas que se esforçaram em conseguir o melhor. Os visitantes foram orientados por alguns chefes de Serviços de Coloproctologia do Rio de Janeiro e seus residentes.

Compareceu também o Presidente da Sobed RJ, Dr. Ronaldo Taam, cujas palavras transcrevo a seguir: “Foi excelente a exposição. Uma experiência muito interessante e gratificante. A SOBED se sentiu honrada em participar. Parabéns pela espetacular iniciativa”. No final, para mim e todos aqueles que lutaram e trabalharam no “Setembro Verde” foi um prêmio especial saber que nossa organização nos levou a uma audiência que dificilmente será superada, salientou o Dr. Ronaldo Salles, Presidente da SBCP.

Campanha em Minas Gerais

Junto com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a Regional Mineira de Coloproctologia realizou vários eventos voltados ao público em geral e aos profissionais de saúde, visando alertar sobre a necessidade de exames de rastreamento para a detecção de pólipos e prevenção do câncer, e a atenção aos sinais e sintomas para o diagnóstico precoce da doença.

O IG foi exposto no Parque Municipal de Belo Horizonte enre 12 e 13 de setembro. Foi feita divulgação em mídia impressa, rádio e televisão, com distribuição de folders e cartazes com orientações à população em geral. A campanha obteve ampla divulgação gratuita na mídia com reportagens impressas em jornais de grande circulação: Estado de Minas, O ?Tempo e no Portal UAI; cobertura em rádio: Itatiaia, Band News e CBN; ?e cobertura televisiva: matérias no MGTV da Rede Globo, Jornal da Alterosa ?(SBT), BandTV, TV Assembleia e TV Horizonte.

Foi realizada divulgação via internet através de sites e redes sociais: Site da Sociedade Mineira de Coloproctologia: www.smcprocto.com.br,  Hotsite criado especialmente para a Campanha com o apoio do Oncocentro e Oncoclíncias do Brasil: (http://www.forcanaprevencao.com.br/todentrovidasaudavel), página na SMCP no facebook: www.facebook.com/smcprocto com post diários divulgando a campanha atingiu 20.226 visualizações no mês de setembro com pico de 12.500 no fim de semana dos dias 12 e 13 de setembro. ?E no perfil da SMCP no twitter divulgou posts diários da campanha com um alcance significativo.

Com o apoio de vários patrocinadores foram impressos 90.000 folders com orientações à população em geral sobre a prevenção do CCR, que foram distribuídos em consultórios médicos, algumas cidades do interior do estado, hospitais e durante a exposição do intestino gigante.

Além disso, realizou-se ainda um mutirão de colonoscopias, com o apoio do Hospital Público Municipal Odilon Behrens. Mobilizou 8 médicos, duas enfermeiras, uma farmacêutica e 15 auxiliares. Foram agendados 36 exames e realizados 35, com taxa de detecção de pólipos de 62% além do diagnóstico de um tumor avançado que foi encaminhado para tratamento na rede municipal.

Além da campanha promovida pela SMCP, vários hospitais, incentivados pela SMCP, realizaram uma mobilização a seu modo durante o mês de setembro, para promover a prevenção do CACR. Foram adotadas ações como, por exemplo, iluminação externa dos prédios hospitalares com a cor verde (homenagem ao Setembro verde), tela dos computadores dos hospitais com a imagem da campanha, etc.

Foram 15 hospitais envolvidos em Belo Horizonte e região metropolitana – Hospital Odilon Behrens, Hospital das Clínicas, Santa Casa de Belo Horizonte, IPSEMG, Hospital Life Center, Vera Cruz, Felicio Rocho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Socor, Biocor, Hospital Madre Teresa, Hospital Alberto Cavalcante e Hospital Municipal de Contagem.

A exposição do intestino gigante atraiu a visita de cerca de 2500 pessoas nos dois dias do evento; ?Foram mobilizados 55 coloproctologistas mineiros em revezamento por equipes para orientações aos visitantes, além de uma equipe de enfermeiros e de nutrólogos. Houve, também, a apresentação de palestras no parque, ministradas por proctologistas para orientar a população sobre a doença.

A campanha em Minas Gerais foi realizada pelas Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Sociedade Mineira de Coloproctologia.

Houve apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Hospital Odilon Behrens, Oncocentro, Instituto Oncoclínicas e Abrapreci. Os patrocinadores foram UnimedBH, Abbot, Apsen, E. Tamissino, Nestle, Fujinon- Fujitech, HPF Surgical, H-tech vídeo-surgery e o Deputado Estadual Antônio Jorge.

Campanha no Rio Grande do Sul

A visitação ao IG foi feita no 3º andar Praia de Belas Shopping, e superou em muito a do ano passado. A afirmação é da presidente da Associação Gaúcha de Coloproctologia (AGCP), Dra. Marlise Cerato Michaelsen, e de seus colegas da Diretoria, doutores Ruy Koshimizu, Adriano Staubus, Cleber Nunes, Daniel Damin e Daniel Azambuja. Ao final do evento, aproximadamente 5.000 pessoas de todas as faixas etárias tinham visto a exposição. Cerca de 50 médicos participaram da sessão científica na abertura oficial.

A Dra. Marlise explica que as pessoas estão mais atentas e preocupadas com a saúde e com a prevenção das doenças. “Mesmo assim, a incidência do câncer de intestino está aumentando. Uma das razões é um sistema de prevenção que ainda não atinge toda a população”, frisa. Conforme a especialista, faltam recursos públicos e privados para realizar os exames preventivos, assim como ainda existe muito desconhecimento sobre a doença. “Outro fator que contribui para esse aumento são os hábitos alimentares, semelhantes aos dos americanos, com muita gordura, carne vermelha e pouca fibra. A obesidade, o sedentarismo e o tabagismo completam o quadro favorável à doença”.

AGCP agradece a senadora Ana Amélia Lemos que apoiou a proposta desde 2014 e protocolou projeto de lei para a instituição do Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Intestino. Também manifesta seu reconhecimento à ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino), representada pela sua presidente, Dra. Angelita Habr-Gama; Ao vereador Idenir Cecchim, que propôs a lei municipal nº 11.841, sancionada em 20 de maio de 2015, que incluiu o dia 28 de maio no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre (Lei 10.904/2010); Ao secretário de Transporte e Mobilidade do RS, Pedro Westphalen, e aos presidentes da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) 2014/15 e 16, Drs. Paulo Gonçalves, Ronaldo Salles e Fábio Campos, respectivamente.

Fez também um agradecimento especial ao Praia de Belas Shopping, à Roche Farma Brasil e a Unimed Central/Oncovida pela parceria. “Também sou muito grata aos colegas do Hospital Ernesto Dornelles, a AFPERGS, aos profissionais da imprensa e às agências Sólida e Seiva, que nos ajudaram a construir um evento de sucesso”.

A Diretoria da AGCP enfatiza que esta é a realização de um grande sonho e que só foi possível porque teve o apoio e a participação de todos.

Campanha em São Paulo

O IG foi exposto na Marquise do Parque do Ibirapuera. No primeiro dia, a Rede Globo transmitiu ao vivo de lá, dentro do Programa Bem Estar. Participaram da atração o Dr. Fábio Guilherme Campos e a presidente da Abrapreci, Dra. Angelita Habr-Gama. Muitas escolas levaram seus alunos e crianças para passear e conhecer o Intestinão. Nesse mesmo dia, o SPTV (TV Globo) fez um link ao vivo do intestino gigante, convidando o público para a exposição. A exposição total levou 3 dias, atraindo quase 2 mil pessoas para visitação.

Com o apoio da Johnson & Johnson e da Roche, foi feito o lançamento do Movimento Vaipormim (movimentovaipormim.com.br), que dá muitos esclarecimentos sobre a importância do câncer do intestino e sua prevenção. Os organizadores apresentaram em um telão o vídeo da campanha, que tenta estimular a realização da colonoscopia através de um dos familiares, que pede aos outros: “se você não vai por você, vai por mim !



Para o presidente da SBCP, Fábio Guilherme Campos, iniciativas como o Setembro Verde são fundamentais para informar a população “Hoje o câncer colorretal é uma neoplasia muito prevalente no país (atrás do câncer de próstata, com 69 mil novos casos previstos, e o de mama feminina, com 57 mil).

Acima de tudo, esse tipo de tumor é passível de prevenção ou reconhecimento em fase inicial, aumentando as perspectivas de cura”, destaca. Campos ressalta também que a SBCP continuará a estimular medidas que permitam disseminar mais ainda a necessidade e as formas de prevenir o câncer do intestino.


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