Palavra da Diretoria


Cinquentenário de Residência Médica em Coloproctologia e Centésimo Residente – Grupo de Coloproctologia da Santa Casa – BH

Nos dias 04 e 05 de março de 2016 comemoramos em Belo Horizonte o cinquentenário de residência médica em coloproctologia da Santa Casa. Na oportunidade também concluíram a residência no Grupo de Coloproctologia da Santa Casa três novas colegas - completando 102 especialistas formados naquele serviço.





Apoiado pela Sociedade Mineira de Coloproctologia - cujo berço foi exatamente este Serviço - o evento foi marcante por vários motivos.

Na sexta à noite, com a presença de ilustres convidados - representando instituições médicas de nossa cidade e após a execução do Hino Nacional Brasileiro,  frente a um auditório lotado, o Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz proferiu brilhante conferência sobre a ""História da Coloproctologia e do Grupo de Coloproctologia da Santa Casa de Belo Horizonte"". Contar a história, registrá-la, é não deixá-la morrer... emocionou a todos os presentes com suas reminiscências e um acervo fotográfico espetacular.

Após o término de sua apresentação, passou ao Dr. Ilson Geraldo da Silva, simbolicamente, o cargo de  chefe da Clínica Proctológica da Santa Casa. Dr. Ilson, que já estava substituindo nosso saudoso Dr. Zerbini, recebeu a missão que continuará exercendo com a mesma competência.

Todas as autoridades presentes puderam se manifestar, cumprimentando Dr. Geraldo Magela pela sua palestra e lembrando, cada um com a visão do seu cargo, a importância de trabalharmos em prol de um bem comum, construindo e fortalecendo nossas instituições.

Coube-me a honrosa tarefa de homenagear nosso palestrante - certamente devido aos vários anos de parceria profissional. Tarefa difícil de realizar em tão poucos minutos, dada a sua inestimável contribuição à formação de cada um de nós. Esperamos continuar contando com sua experiência, colaboração e participação nas nossas reuniões e trabalhos. Afinal, como diz Guimarães Rosa:

""Viver é um descuido prosseguido. Mas quem é que sabe como? Viver... o senhor já sabe: viver é etcétera...

Após a solenidade Dr. Magela autografou o livro com todas estas memórias, valioso para todos nós que fizemos e continuamos a fazer parte desta história e contribuímos para a sua construção.

Na sequência, realizamos a ""formatura"" dos nove residentes em Coloproctologia dos serviços credenciados de Belo Horizonte. Além da Santa Casa, são três outros: Hospital das Clínicas (UFMG), Hospital Felício Rocho e Hospital Governador Israel Pinheiro (IPSEMG). A Sociedade Mineira de Coloproctologia entende que é um momento importante na vida do novo colega: o término da sua formação e o início formal de sua atividade profissional. Queremos conhecê-lo e queremos que eles nos conheçam. E que enxerguem na Sociedade um apoio no exercício de suas atividades. Esta união é fundamental para caminharmos com força e unidos - os profissionais mais jovens são os mais vulneráveis à exploração e às más condições de trabalho. Seguiu-se a apresentação dos novos residentes que iniciam seus cursos nos quatro serviços. Rosângela, secretária do Grupo de Coloproctologia, foi homenageada pelos serviços prestados em tantos anos. Todo o cerimonial foi conduzido pela Dra. Renata Silluzio, que o fez de forma magnífica. A noite foi finalizada com um coquetel de confraternização.

No sábado pela manhã houve atividades científicas com apresentações em mesas redondas, conferências e vídeos editados apresentados por ex-residentes do Serviço de Coloproctologia da Santa Casa, hoje atuando em Belo Horizonte e em várias regiões do estado e fora do país. Para citar apenas um dos colegas, Dra. Giovanna Marques Southwick veio da Cleveland Clinic , Florida, para compartilhar conosco sua experiência em ""Tratamento cirúrgico da retocolite ulcerativa"" . Também houve uma excelente palestra proferida pelo Dr. Fábio Campos sobre ""Tumores colorretais hereditários"", além de vários outros temas que foram apresentados.

O encerramento do evento foi com um almoço prazeroso, quando todos os participantes puderam trocar  idéias sobre os vários temas abordados e sobre assuntos comuns a todos.

As discussões foram produtivas e a repercussão do evento ao longo da semana foi muito boa.

Como presidente da Sociedade Mineira de Coloproctologia, aproveito para agradecer a todos que contribuíram para a realização do encontro: aos parceiros das indústrias farmacêuticas, à Sociedade Brasileira de Coloproctologia, à Associação Médica Brasileira, à Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, ao Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de BH e ao Grupo Santa Casa de Belo Horizonte.

Sinara Leite
Presidente da Sociedade Mineira de Coloproctologia


Outros artigos